3 saídas para fugir da negativação e atraso nas dívidas

Segundo dados da CNC, o 66% dos brasileiros começaram o ano de 2021 endividados, veja como deixar essa estatística

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), realizada em 2020, mais de 66% dos brasileiros começaram o ano de 2021 endividados.

Com as taxas de juros aumentando a cada mês, especialmente, em dívidas atrasadas, o desafio de sair do endividamento só cresce. Confira, agora, as melhores dicas para fugir da negativação e do atraso de dívidas.

  1. Entre em contato com as empresas credoras

O primeiro passo para mudar sua realidade financeira é ter a iniciativa de buscar formas para negociar a dívida e a liberação do nome dos cadastros do SPC e Serasa. Nesse caso, entre em contato com as empresas credoras para identificar o tamanho da dívida.

Em muitos casos, essa ação pode ser acompanhada de diferentes sentimentos, como frustração, mas a ideia é entender realmente o valor exato da dívida e quais as condições para negociação.

  1. Faça renda extra

Após entender sua realidade financeira e quais dívidas estão abertas, é preciso começar a reprogramar seu orçamento. Quais gastos podem ser cortados e como é possível obter mais renda para pagar essas dívidas?

Avalie, nessa etapa, o que você tem e já não usa com tanta frequência, como vídeo-game, roupas, livros e até veículos. Colocar essas coisas à venda pode gerar uma receita que ajudará a colocar a vida financeira em ordem.

  1. Busque uma solução financeira

O mercado financeiro nacional oferece diversas soluções de crédito para quem precisa sair do aperto. Algumas opções, como o empréstimo consignado, por exemplo, apresenta uma das taxas de juros mais acessíveis do mercado, o que ajuda a quitar dívidas com juros mais altos.

Embora o consignado seja destinado a aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos, existe também o empréstimo consignado privado que tem ligação direta com a empresa em que se trabalha em regime CLT, também contando com juros reduzidos, além de outras modalidades, como empréstimo com garantia, empréstimo pessoal e outros.

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo