5 dicas para planejar uma viagem sem acompanhante

Viajar sem acompanhante é uma ótima experiência de vida; confira dicas para ter ainda mais segurança

(Crédito: Pexels)

Continua após a Publicidade

A dinâmica do mundo mudou diante da pandemia de Covid-19, e o setor turístico foi um dos mais atingidos. Diversas regiões no Brasil já estão retomando aos poucos suas atividades, sempre seguindo todos os protocolos de segurança para a saúde e inibição do vírus.

Portanto, se você está planejando suas férias e quer um tempo para descansar sozinho(a) e sem aglomerações, uma boa dica é viajar sem acompanhantes. Embora possa parecer um pouco estranho em um primeiro momento – especialmente se você nunca pensou em vivenciar essa possibilidade antes – saiba que viajar sozinho(a) é uma ótima chance de relaxar, interagir e curtir, trazendo boas histórias na bagagem.

Para te ajudar, separamos boas dicas de como planejar uma viagem inesquecível e segura, sem acompanhante:

1. Escolha a hospedagem ideal

Ter um lugar para ficar na viagem é indispensável. Portanto, essa deve ser a primeira escolha. Antes da pandemia, os hostels se mostravam uma opção muito vantajosa e barata para quem é desprendido e gosta de conhecer novas pessoas. Mas, dividir o quarto já não é uma opção indicada, portanto, vale encontrar um local seguro, confortável, próximo das atrações que deseja curtir e que caiba no orçamento previsto.

2. Avise amigos e parentes

Embora viajar sozinho(a) seja sinônimo de independência e autonomia, algumas medidas de segurança são muito importantes. Portanto, vale avisar os familiares e amigos mais próximos da sua viagem, local, telefone, dias previstos e outros dados. Dessa forma, essas pessoas poderão te encontrar, caso precisem.

3. Leve mais dinheiro

É muito comum estabelecer um limite de gastos para a viagem. Mas é importante considerar um valor extra, de forma a garantir, pelo menos, duas fontes financeiras: dinheiro em espécie e cartão de crédito para emergências. Essa é uma medida de segurança, afinal, imprevistos acontecem e é sempre bom estar preparado(a).

4. Atente-se às bagagens

Em qualquer viagem, com a família e os amigos, observar as bagagens é essencial. Mas ao viajar sem acompanhantes é preciso redobrar a atenção. Considere, por exemplo, levar a menor quantidade possível de malas, limitando-se a uma mochila e uma mala. Dessa forma, você mantém uma mobilidade adequada e reduz os riscos de extravio.

5. Tenha comprovantes

Em qualquer tipo de viagem é muito importante contar com cópias dos documentos originais em caso de perda. Ao viajar sozinho(a), essa dica é ainda mais importante. Uma solução bacana é enviar as cópias dos seus documentos para seu e-mail pessoal.

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative seu Bloqueador de anúncios e ajude nosso site a se manter vivo