Advogado de Itu toma posse na ABRADEP em Brasília

O advogado Ituano Adriano Alves, toma posse na ABRADEP (Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político), o evento acontece no dia 01/10/2021.

A entidade foi fundada em 2015, com sede em Brasília-DF, é composta por Advogados, servidores da Justiça Eleitoral, professores, Juízes eleitorais, membros do Ministério Público, profissionais da comunicação social, cientistas políticos, contadores, entre outros, tendo como propósito fomentar um debate equilibrado, transparente, objetivo e qualificado sobre democracia, promovendo o estudo, a capacitação e a difusão de temas referentes ao direito eleitoral e a intersecção entre direito e política.

Adriano Alves é Advogado, Mestrando em Política, Especialista em Direito Criminal pela UCS e Eleitoral pelo TRE/SP. É membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SP e da ABRACRIM.

Segundo o advogado, “a entidade se pauta pelo prestígio à pluralidade, o compromisso acadêmico e a defesa do Estado Democrático de Direito. Além de fomentar o debate sobre a democracia, auxilia a própria justiça eleitoral neste sentido, organizando grupos de trabalhos e sendo fonte do debate democrático, no direito eleitoral, inclusive ao TSE. No nível acadêmico e profissional, é um grande avanço, pois a proximidade com as cortes superiores, é uma garantia de desenvolver um trabalho mais próximos do entendimento judicial e as tendências do direito eleitoral e político dos tribunais.”

Em agosto a entidade teve sua secretária adjunta a advogada Maria Claudia Bucchianeri empossada como ministra do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A nova ministra é advogada, mestre em Direito de Estado pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Direitos Fundamentais pela Universidade de Coimbra (IBCCrim). Já atuou como assessora-chefe da Presidência do TSE.

A entidade que é restrita a especialistas, tem pouco mais de 30 nomes aprovados no estado de São Paulo, e cerca de 230 membros aprovados a nível nacional, desde sua fundação.

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo