Alunos Capivarianos conquistam medalhas nas olimpíadas do conhecimento

A Aluna do 9º ano do Fund II, Heloísa Lobo e o aluno Miguel Prado do 4º ano do Fund I, ambos Capivarianos, participaram das Olimpíada Brasileira de Astronomia e da MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes)  

Heloísa conquistou a medalha de OURO na OBA e medalha de BRONZE na MOBFOG VIRTUAL, onde seu foguete atingiu 283 metros de apogeu, enquanto Miguel conquistou a medalha de BRONZE na OBA e medalha de OURO na MOBFOG Real, onde seu foguete atingiu o apogeu de 44,9 Metros.

Os dois alunos tiveram a supervisão dos professores José Maurício e Fabiano Zuin, da Etec de Monte Mor, ambos participam anualmente das olimpíadas brasileiras do conhecimento e juntos promovem capacitações com diversos alunos de diversas escolas da região, além de participar presencialmente nas competições nacionais organizadas no Rio de Janeiro, local onde acontece a final nacional.

A OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia) e a MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes) são eventos aberto à participação de escolas públicas e privadas desde o primeiro ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio. As competições são organizadas pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) com objetivo de despertar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências, promovendo a difusão de conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa.

Heloísa atualmente está no 9º ano, no colégio Liceu Anglo Capivari, e já sinaliza continuidade das olimpíadas de 2022, mesmo migrando para o nível 4 no próximo ano.  Já Miguel, está matriculado em um colégio público na cidade de São José dos Campos-SP, e mesmo na 4º Série, já pretende seguir carreira na área de engenharia espacial, proximidade que a cidade oferece com o ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica, sempre apoiado com os pais Albert e Mara.d

Disputadas no formato remoto em maio de 2021, as competições foram divididas em quatro níveis, sendo que a Heloísa Lobo competiu pelo nível 3 e o aluno Miguel Prado pelo nível 2.

A OBA 2021 contou com 10 questões objetivas, sendo 7 de Astronomia e 3 de Astronáutica em uma única fase. Já a MOBFOG pode ser realizada na forma prática, seguindo as normas de segurança contra a COVID-19. A prova consistiu no lançamento de um protótipo de foguete construído no simulador Open Rocket, pelos alunos à partir dos parâmetros elaborados pela equipe responsável pela mostra. Aos alunos foi solicitado ajustar os parâmetros com o objetivo de que o foguete alcançasse a maior distância.Para quem quiser saber mais sobre as olimpíadas, acesse o site http://www.oba.org.br/site/

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo