Bolsonaro diz que, se maioria quiser, horário de verão pode voltar

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, na manhã desta segunda-feira (2/8), que se a maioria da população apoiar, o horário de verão pode voltar a ser discutido. O mandatário da República sancionou, em abril de 2019, o fim do mecanismo no Brasil.

“Eu sempre, como parlamentar, quis colocar fim no horário de verão. Chegamos à conclusão de que ele não economiza energia como se esperava. E a maioria da população era favorável ao fim. Comprovou-se que não aumentava o consumo de energia. Até o momento, continua a maioria da população contrária”, disse o titular do Planalto.

“Se a maioria mudar, eu sigo a maioria, sou democrático”, completou o presidente em entrevista à rádio ABC, de Santo André, São Paulo.

Apesar de o chefe do Executivo nacional afirmar que a volta do horário de verão não tem apoio popular, empresários da própria base aliada do mandatário pedem a volta do instrumento.

“No momento, não tem clima, apoio popular para a gente voltar o horário de verão. O meu relógio biológico altera, é difícil se adaptar. Se a maioria da população quiser a volta, eu posso fazer isso daí. Vocês podem fazer uma pesquisa aí numa rádio e ver como fica a vontade popular”, sugeriu Bolsonaro.

Em julho, contudo, associações de empresas enviaram ao governo um pedido de volta do horário de verão. As companhias afirmaram que a extensão do horário das atividades poderia contribuir para a retomada dos negócios dos setores de turismo, bares e restaurantes.

No mesmo mês, o empresário bolsonarista Luciano Hang, conhecido como “Véio da Havan”, usou as redes sociais para apoiar a volta do horário de verão. “O fato de ganharmos uma hora durante o dia faz com que a roda da fortuna gire mais”, escreveu o dono da Havan no Facebook.

Remoção do horário de verão

Bolsonaro assinou, na manhã no dia 25 de abril de 2019, decreto que revogou o horário de verão, em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília.

Na ocasião, o presidente disse que, como cidadão, sempre teve “receio” da continuidade do horário de verão, e que decidiu acabar com a medida devido a pesquisas de opinião que mostraram que 70% da população brasileira era contra o decreto.

“O ministro da energia fez um estudo, procuramos gente da área de saúde para ver até que ponto afetava o relógio biológico das pessoas, e todas foram precedentes. Para economia, o horário de pico era às 15h, e na saúde, [o decreto] mexia com o relógio das pessoas”, afirmou.

“Após estudos técnicos que apontam para a eliminação dos benefícios por conta de fatores como iluminação mais eficiente, evolução das posses, aumento do consumo de energia e mudança de hábitos da população, decidimos que não haverá horário de verão na temporada 2019/2020”, disse o mandatário do país.

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo