Butantan diz que vacina contra Covid-19 estará pronta para registro em outubro

Publicidade

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse ser possível que vacina contra a Covid-19 esteja pronta para registro em outubro deste ano.

Em junho, o instituto firmou parceria com a empresa farmacêutica Sinovac para a produção e última fase de testes da vacina. Quase 9.000 voluntários participam dos testes sob acompanhamento do Butantan.

Se tudo correr bem durante a última fase de testes, a vacina será submetida para registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária e, caso aprovada, poderá ser distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Poderemos ter (a vacina) a partir agora de outubro. O processo de preparo para a formulação e o envase já se iniciou. Todos os processos de controle de qualidade e validação já se iniciaram. Então, poderemos ter a vacina. A grande pergunta é se estará registrada e aprovada pelo estudo clínico e poderá ser utilizada. Sou muito otimista. Acho que um prazo razoável seria janeiro de 2021 dado o desempenho até o presente momento”, afirmou Dimas covas, diretor do instituto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo