Câmara de Capivari aprova de lei de Sele Rosada que dispensa revista dos portadores de marca-passo em portas magnéticas

A vereadora Sele Rosada (União Brasil) apresentou um projeto de lei que dispõe sobre a dispensa de revista dos portadores de marca-passo ou aparelho similar por meio de portas magnéticas ou dispositivos de segurança semelhantes. A propositura entrou na ordem do dia da 15ª sessão ordinária da Câmara Municipal e foi aprovada por unanimidade.

De acordo com o PL, aos portadores dos aparelhos acima mencionados deverá ser assegurada a utilização de acesso alternativo à porta magnética, de forma obrigatória aos estabelecimentos comerciais ou não, bancos, estações de embarque rodoviário, órgãos públicos ou quaisquer outros que disponham desses dispositivos de segurança.

Outra medida que passará a ser obrigatória caso o PL seja sancionado pelo prefeito Vitor Riccomini (União Brasil), é de que os locais fixem placas de advertência ao público informando a respeito da utilização da entrada alternativa.

Ainda de acordo com o artigo 2º, o serviço hospitalar que realizar o procedimento de colocação do marca-passo deverá emitir documento comprobatório sobre a situação do paciente.

Como justificativa à propositura, a vereadora Sele Rosada explica que o objetivo é garantir o bem-estar e a saúde da população: “Esses equipamentos que geram campos eletromagnéticos confundem o marca-passo, o aparelho entende que o coração bate no ritmo certo e para de enviar os pulsos elétricos, o que pode ocasionar palpitações e até desmaio. Sem contar que, se a porta travar e o socorro demorar, a pessoa pode sofrer uma parada cardíaca. Essa é uma recomendação médica e, por isso, propus esse projeto de lei para que a medida seja regulamentada em Capivari”.

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo