Câmara de Limeira instaura CPI contra plano da Hapvida

Foi instalada, durante a sessão da Câmara de Limeira desta segunda-feira (25), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a queixas relacionadas à qualidade do atendimento prestado pela Hapvida, que comprou o Hospital Medical de Limeira há um ano. Além disso, a CPI deve investigar a utilização do chamado kit covid para o tratamento de pacientes internados com a doença no hospital.

Antes da instalação da CPI, o vereador Anderson Pereira (PSDB) havia protocolado um projeto de requerimento para que fosse criada uma Comissão de Assuntos Relevantes para investigar as irregularidades. No entanto, de acordo com Pereira, a Comissão de Assuntos Relevantes perdeu o objeto. No total, nove vereadores foram favoráveis à criação da CPI. Os parlamentares Anderson Pereira (PSDB), Lemão da Jeová Rafá (PSC), Ju Negão (PV), Ceará (Republicanos), Nilton Santos (Republicanos), Dr. Júlio (DEM), Isabelly Carvalho (PT) e Constância Félix (PDT) assinaram a favor da Comissão.

De acordo com o requerimento, a CPI da Hapvida tem como objetivo esclarecer queixas relacionadas à qualidade do serviço prestado pela operadora de planos de saúde desde que o Hospital Medical foi adquirido pelo grupo, incluindo informações sobre a aquisição das instalações da Medical pelo sistema, processos judiciais movidos contra a Hapvida em Limeira e averiguar a a execução do contrato de prestação de serviço que a operadora mantém com a Prefeitura de Limeira. Além disso, a comissão quer “avaliar informações de repercussão nacional, estadual ou municipal a respeito dos serviços prestados pela operadora Hapvida aos seus pacientes desde o início das suas operações no município”, cita o documento.

Os membros da CPI devem ser definidos na sessão do dia 1° de novembro. No total, cinco parlamentares devem ser escolhidos pelas lideranças, sendo um presidente, um relator e mais três membros. O único integrante já definido é Anderson Pereira, que é considerado membro nato por ter feito o requerimento da CPI.

O CASO

O sistema Hapvida, que opera no Hospital Medical de Limeira, foi citado em reportagem do Jornal Nacional, da TV Globo, veiculada no dia 4 de outubro, que traz depoimentos de médicos conveniados que afirmam terem sido pressionados a prescrever medicamentos do chamado kit-covid – como hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina – para o tratamento de pacientes internados com covid-19 em hospitais da rede. Logo no início, a reportagem cita que “em um áudio enviado a médicos do Hospital Medical, em Limeira, o coordenador da unidade cobrava prescrição do ‘kit covid’.” Entre os remédios que compõem o kit estão a cloroquina, a hidroxicloroquina, a ivermectina e a azitromicina.

Através de nota enviada à Educadora, a Hapvida diz que na fase inicial da pandemia do coronavirus pouco se sabia sobre a doença e “no passado, havia um entendimento de que a hidroxicloroquina poderia trazer benefícios aos pacientes. No melhor intuito de oferecer todas as possibilidades aos nossos usuários, houve uma adesão relevante da nossa rede, que nunca correspondeu à maioria das prescrições.”

A nota cita ainda que “a adoção da hidroxicloroquina foi sendo reduzida de forma constante e acentuada. Hoje a instituição não sugere o uso desse medicamento, por não haver comprovação científica de sua efetividade. Mas segue respeitando a autonomia e a soberania médica para determinar as melhores práticas para cada caso, de acordo com cada paciente.”

As denúncias foram apresentadas aos representantes do sistema Hapvida/Medical, o diretor de Operações – Sul/Sudeste, Antonio Claudio Gregoratto, o vice-presidente de Integração, Heraldo Silva, e o vice-presidente Comercial, durante reunião com a Comissão de Saúde da Câmara de Limeira, realizada no último dia 21 de outubro. Na reunião, os diretores do grupo negaram o uso do kit-covid nos hospitais que fazem parte do convênio e afirmaram que não obrigaram os profissionais a adotarem uma coleção de medicamentos durante a pandemia. “A Medical nunca obrigou nenhum médico a prescrever kit covid, defendemos a autonomia médica”, disse.

Fonte: elimeira

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo