Campinas confirma 2º caso de coronavírus e fecha de vez as escolas

Publicidade

Campinas (SP) anunciou nesta segunda-feira o 2º caso confirmado do novo coronavírus na cidade. A paciente, uma mulher de 48 anos, viajou por vários países da Europa e retornou ao Brasil em 8 de março. Segundo a Secretária de Saúde, trata-se de um caso mais grave, e a mulher está internada em isolamento na UTI do Hospital PUC-Campinas e seu estado é estável. A notícias é do site G1.

A cidade também investiga outros 83 casos suspeitos – até o momento, 36 casos foram descartados na cidade.

Coronavírus em Campinas

  • Campinas confirma 2º caso de coronavírus e monitora 83 suspeitos
  • Caso da paciente de 48 anos é considerado grave; ela está internada na UTI do Hospital da PUC
  • Primeiro caso da cidade é de uma estudante que mora em São Paulo; ela está em isolamento domiciliar
  • Estão suspensas as cirurgias eletivas
  • Prefeitura disponibiliza telefone 160 para atendimentos sobre o novo coronavírus
  • Pessoas poderão solicitar atestados médicos por telefone ou remotamente
  • Museus e teatros estão fechados; prefeitura recomenda que iniciativa privada faça o mesmo
  • Estão suspensas férias e licença-prêmio de profissionais da saúde
  • Serviços de convivência de idosos serão suspensos na cidade a partir do dia 23
  • Os locais de atendimento às pessoas em situação de rua permanecem funcionando

“O grande desafio é evitar disseminação e cuidar das pessoas doentes. Nunca tivemos situação que imponha ao mundo uma situação dessas”, disse o prefeito Jonas Donizette em coletiva.

primeiro caso positivo para coronavírus em Campinas trata-se de uma moradora da capital paulista, que estuda medicina na faculdade São Leopoldo Mandic. Segundo a prefeitura, a aluna teria circulado pela cidade e 130 contactantes estão sob monitoramento.

Publicidade

Atendimento exclusivo

A prefeitura informou que o telefone ‘160’ será exclusivo para atendimento sobre o novo coronavírus. De acordo com a administração, as pessoas não precisarão ir aos postos de saúde pedir atestado – a solicitação poderá ser feita por telefone ou remotamente.

Outra medida anunciada foi a suspensão de férias e licença-prêmio dos profissionais de saúde do município, além da suspensão das cirurgias eletivas – àquelas que não são consideradas de emergência.

Escolas municipais e privadas

A prefeitura anunciou que a partir da próxima segunda (23), as escolas municipais estarão fechadas. A orientação é para que as escolas privadas também fechem a partir desta data.

“Hoje [segunda] já foram sentidas muitas faltas. A orientação é quem puder, não deve ir, principalmente quem tiver sintomas se gripe. Não será computada falta, a semana será dada para as famílias se adaptarem”, disse o prefeito.

Área cultural

A prefeitura anunciou o fechamento de museus e teatros, e a recomendação para que a iniciativa privada faça o mesmo, incluindo bares, cinemas e shows, entre outros.

Outras medidas

A prefeitura anunciou ainda que os Serviços de Convivência de idosos serão suspensos na cidade a partir do dia 23 de março.

Os locais de atendimento às pessoas em situação de rua, no entanto, permanecem funcionado.

Botão Voltar ao topo