Campinas tem chuva volumosa com alagamentos e quedas de árvores
A chuva que atingiu Campinas (SP) no início da tarde deste domingo (19) chegou com um grande volume. De acordo com a Defesa Civil, foram registrados 52 milímetros até o balanço divulgado às 14h57, provocando diversos pontos de alagamento pela metrópole.
Segundo o Cepagri da Unicamp, houve picos de chuva entre 13h20 e 13h30, com 16,3 mm em apenas 10 minutos. “Esperamos ainda mais chuvas”, disse o meteorologista Bruno Bainy.
Também houve registro de queda de pelo menos duas árvores. Veja os locais:
Rua Americana, no Jd. Novo Campos Elíseos, com interdição da via e interrupção da energia elétrica;
Rua Luso Ventura, no Jardim Santa Genebra, com interdição da via.
“O DPJ (Departamento de Parques e Jardins) e a CPFL já foram acionadas para atuarem no local. Foram registrados ainda dois pontos de alagamento, um no quarteirão que integra as ruas Álvaro Muller, Barata Ribeiro e Sacramento e outro ponto no Kartódromo (Lagoa do Taquaral)”, disse, em nota, a prefeitura.
Ainda segundo a Defesa Civil, a velocidade do vento chegou a 42,1 km/h às 13h50. Já o Cepagri apontou rajadas de vento de até 61,1 km/h no Aeroporto Internacional de Viracopos, entre 12h e 13h.
Parques fechados
A chegada de chuva volumosa fez Campinas (SP) anunciar o fechamento de parques e bosques como “medida preventiva” de segurança.
A cidade havia fechado as estruturas no sábado (18), diante do alerta de temporais da Defesa Civil, e reaberto na manhã deste domingo (19), após uma chuva moderada na madrugada.
A Defesa Civil registrou 17,3 mm de chuva durante a madrugada e a velocidade máxima dos ventos chegou a 27,3 km/h às 4h40. A previsão apontava, por exemplo, ventos de até 100 km/h.
🚨 A Defesa Civil mantém a recomendação de evitar áreas de risco em caso de chuvas. “A previsão para este domingo é de mais chuvas no decorrer no dia. Por isso a recomendação é que a população fique atenta e evite locais próximos de árvores diante de chuvas e vendavais, pelo risco de quedas e descargas elétricas”, comunicou.
Em caso de emergências, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193, completa a prefeitura.
Alerta de temporais
A Defesa Civil havia apontando a chance de, entre sábado e domingo, a região ser atingida por fortes temporais, com volume de chuva acumulado que pode chegar a 100 milímetros, e rajadas de vento de até 100 km/h.
Com isso, a prefeitura decidiu fechar os parques para evitar riscos aos frequentadores por causa dos temporais. Entre dezembro de 2022 e janeiro deste ano, um homem e uma criança morreram atingidos por quedas de árvores na cidade.
Ainda segundo a prefeitura, caso a chuva esteja muito forte, a Emdec pode avaliar o fechamento da pista interna da Avenida Heitor Penteado, no entorno da Lagoa do Taquaral.
Parques e bosque de Campinas
Lagoa do Taquaral (Parque Portugal), Parque Taquaral
Bosque dos Jequitibás, no bairro Bosque
Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, na Vila Brandina
Pedreira do Chapadão (Praça Ulysses Guimarães), no Jardim Chapadão
Parques das Águas, no Parque Jambeiro
Bosque Ythzak Rabin, no Jardim Madalena
Bosque Chico Mendes, no Parque São Quirino
Parque Luciano Valle, na Vila União
Bosque Augusto Ruschi, no DIC 1
Bosque dos Italianos (Praça Samuel Wainer), Guanabara
Bosque dos Alemães (Praça João Lech Júnior)
Bosque São José (Praça Samuel Wainer), Vila Lemos;
Lago do Café, no Parque Taquaral
Parque dos Guarantãs, no Jardim Nova Europa;
Lagoa do Jambeiro (Praça José Ferreira de Toledo), Parque Jambeiro
Parque Ecológico Benevenutto Tilli, no Jardim São Domingos
Praça da Juventude Alessandro Monare, no DIC 5
Parque Linear do Capivari (Parque Linear José Mingone), no Jardim Capivari
Bosque Ferdinando Tilli, no Parque Valença;
Bosque dos Cambarás, no DIC
Parque Dom Bosco, no Vida Nova
Bosque da Mata, no Parque São Jorge
Bosque Santa Bárbara, no Parque Santa Bárbara
Parque Ecológico Hermógenes de Freitas Leitão, Cidade Universitária, Barão Geraldo
Bosque dos Artistas, no Swift
G1