Capivari anuncia 17º edição da Campanha de Prevenção do Câncer de Mama e Colo de Útero

A Prefeitura de Capivari, através da Secretaria de Saúde, anunciou o início da 17º edição da Campanha de Prevenção do Câncer de Mama e Colo de Útero, entre os dias 01º e 29 de outubro. A ação acontece como parte das celebrações do Outubro Rosa, campanha mundial em combate a essas doenças. As mulheres que participarem da campanha terão a possibilidade de efetuar exames de prevenção de Câncer de Mama e Colo de Útero, além do teste rápido de Sífilis.

Durante esse período, a Campanha vai acontecer de segunda a sexta, das 8h às 12h, em todos os Postos de Saúde. Excepcionalmente, no dia 23 de outubro, sábado, as ações vão acontecer apenas no Posto de Saúde central e dos bairros Castelani e Jardim Primavera das 8h às 12h.

De acordo com a Secretaria de Saúde, não existe uma causa comprovada para o Câncer de Mama, porém o histórico familiar e a ingestão regular de álcool, são algumas ações que podem contribuir com o desenvolvimento da doença. As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o autoexame das mamas, o exame clínico e a mamografia.

O exame preventivo do câncer do colo do útero, conhecido popularmente como exame de Papanicolau, é indolor, barato e eficaz. Para garantir a eficácia dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais um dia antes do exame, não usar duchas, medicamentos vaginais ou anticoncepcionais locais nos três dias anteriores ao exame, além de não se submeter ao exame durante o período menstrual.

A sífilis é uma infecção bacteriana geralmente transmitida pelo contato sexual, que começa como uma ferida indolor e se desenvolve em estágios. Os sintomas variam conforme o avanço da doença. A primeira etapa envolve uma ferida indolor na genitália, no reto ou na boca. Após a cura da ferida inicial, a segunda fase é caracterizada por uma irritação na pele. Depois, não há sintomas até a fase final, que pode ocorrer anos mais tarde. Essa etapa pode resultar em danos ao cérebro, nervos, olhos ou coração. A sífilis é tratada com penicilina, e os parceiros sexuais da pessoa durante esse período também devem ser tratados.

A secretária de Saúde, Vládia Guimarães, salienta a importância da prevenção contra essas doenças. “O Câncer de Mama e de Colo de Útero infelizmente são duas das doenças que mais assombram o público feminino ao redor do mundo. Aproveitando a mobilização mundial que é o Outubro Rosa, lançamos mais uma edição dessa campanha, além disso, pela primeira vez vamos disponibilizar testes rápido de Sífilis, visando ajudar as mulheres capivarianas a combater e prevenir essas enfermidades”, concluiu.

Para mais informações sobre o tema, a Secretaria de Saúde atende na rua Padre Haroldo, 553, centro, ou através do telefone 3492-8200.

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo