Capivari promove Semana da Alimentação, Transtornos e Orientações

Acontece de 09 a 13 de agosto a “Semana da Alimentação, Transtornos e Orientações”, promovida pela Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. Será uma série de vídeos exibida no canal do YouTube e nas redes sociais da Prefeitura, sempre às 14h, relatando a importância alimentação correta, através de diferentes explicações de profissionais da Saúde.

Abrindo a série de vídeos, nesta segunda-feira (09), a Fonoaudióloga Débora Ponse Cardoso, aborda o tema Seletividade alimentar. Debora detalha o que é considerado seletividade alimentar, os tipos de alimentos, como introduzir alimentos para crianças com seletividade alimentar e a alimentação para crianças com transtorno alimentar.

No segundo vídeo da série, na terça-feira, dia 10, a Nutricionista Roberta Villas Boas Carvalho fala sobre a Introdução Alimentar. Roberta destaca a “pirâmide alimentar” e a quantidade de cada alimento que deve ser ingerida. A nutricionista ainda fala sobre indicações de alimentos paras as devidas faixas etárias, além da alimentação para crianças com transtorno alimentar.

Para o público infantil, Roberta explica como introduzir novos alimentos no cardápio das crianças, a seleção do que comer e possíveis orientações de alimentação via sonda para casos de disfagia.

Na quarta-feira, 11, no terceiro vídeo da “Semana da Alimentação, Transtornos e Orientações”, a Fonoaudióloga Débora Ponse Cardoso explica o que é disfagia e os seus graus, falando sobre alimentação para pacientes que apresentam início desta complicação. Também detalha desde a disfagia leve até as fases mais severas.

Já na quinta-feira, dia 12, a Psicóloga Juliana Rocha destaca Anorexia e Bulimia, que embora já conhecidos do grande público, ainda são causas muito comuns dentro da sociedade. Juliana aponta as principais causas desses distúrbios alimentares e aponta formas de tratamento.

A Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Manuela Maschietto Gonçalves Albini, convida a todos para assistirem a série, fazendo um pequeno resumo do que está por vir.

“A base dos nossos vídeos é a alimentação saudável, que, diferentemente do que muitos pensam, não é cheia de restrições ou sem sabor. Uma boa alimentação é aquela que garante, principalmente, que seu organismo esteja recebendo todos os nutrientes de que ele precisa. Outro ponto importante é o transtorno alimentar, tais como Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa, Transtorno da Compulsão Alimentar, entre outros, com potencial de causar sérios agravos à saúde, apresentando altas taxas de letalidade. Através de depoimentos de profissionais da Saúde, levaremos conhecimento e informação de grande relevância para as pessoas”, assegurou.

Todos os vídeos serão exibidos no canal do YouTube “Prefeitura de Capivari”, sempre às 14h.

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo