Caravana sobre Educação no Trânsito tem itinerário pelo Estado de São Paulo

Caravana Renovarte chega a quatro cidades do Estado de São Paulo – Rafard, Tarumã, Cândido Mota e Potunduva – a partir do dia 8, com o tema Educação no Trânsito. O projeto, patrocinado pela Raizen, será realizado em sete escolas, com a distribuição de 1.950 revistinhas informativas e atividades online, incluindo vídeos produzidos com animação e experiência imersiva em realidade 360º, além do espetáculo teatral  Amigos do Baobá em De quem é a rua?.

Segundo a base de dados do Infosiga, em julho deste ano, aconteceram cerca de 16 mil acidentes não fatais e 395 acidentes fatais em todo o Estado. Aproveitando que, em setembro, realiza-se a Semana Nacional de Trânsito, a Caravana lançará um olhar transformador a respeito do trânsito seguro para crianças, trazendo a Turma do Trânsito em uma série de vídeos, cada um abordando um valor essencial: atenção, respeito, empatia e cuidado – inclusive, o conteúdo sobre cuidado conta com uma experiência de realidade virtual 360º. Ao final de cada vídeo, os estudantes aplicam seus conhecimentos por meio de desafios.

Em paralelo, os alunos terão acesso a outros materiais, como o jogo de tabuleiro Uma aventura na cidade, que vem acoplado à revista informativa. A proposta é reforçar os aprendizados por meio de atividades gamificadas, possibilitando que a criança seja estimulada a jogar com seus pais, a fim disseminar os conhecimentos.

TEATRO Os personagens que acompanham toda essa jornada educativa, nos desenhos e vídeos, vêm interagir com as crianças através da magia do teatro de bonecos. A peça Amigos de Baobá em De quem é a Rua? será transmitida online, com referências específicas a cada escola, como nomes dos professores e dos alunos. Para envolver o imaginário dos ‘pequenos defensores’ são utilizadas também animações audiovisuais no decorrer da narrativa.

A história do espetáculo inicia com o João, um estudante que recebe uma tarefa muito complicada: escrever uma redação com o tema De quem é a rua?. Estimulado por essa questão, e amparado por amigos de várias partes do mundo, ele entra em uma grande aventura pelas trilhas do conhecimento. Nesse caminho, construído também com toques de humor e poesia, João passa a compreender o poder do respeito e da boa convivência em tornar qualquer lugar muito especial.

CARAVANA RENOVARTE A iniciativa permanece neste itinerário até o dia 13, e a programação está detalhada abaixo. Este projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, com patrocínio de Raizen, empresa referência global em bioenergia e protagonistas na transição energética.

A produção da Caravana é da Renovarte Produtora Cultural – empresa que viabiliza a realização de projetos artísticos por meio de leis incentivo como ProAC e Rouanet -, em parceria com a empresa Núcleo Cultural.

SERVIÇO
Caravana Renovarte – Educação no Trânsito
Cidades: Rafard, Tarumã, Cândido Mota e Potunduva
Programação:

Potunduva
Dia 08: EMEF Ângelo Ronchesel Vereador
Dia 08: EMEF Lúcia Sampaio Galvão Professora

Tarumã:
Dia 09: Escola Maria Antônia Benelli
Dia 09: EM José Rodrigues dos Santos

Cândido Mota: 
Dia 10: EM João Leão De Carvalho
Dia 10: EM Olga Breve Alves Professora

Rafard:
Dia 13: EMEF Luis Grellet Professor

Caso queira saber mais sobre o projeto, é só nos acionar!

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo