Casamento na praia: tudo que você precisa saber!

O casamento na praia é o sonho de muitos noivos que desejam ter o mar e a iluminação natural como aliados na celebração do matrimônio.

Desde que Luciana Gimenez celebrou seu casamento em 2006 em Ilhabela, o mercado de casamentos na praia teve que se adaptar rapidamente para atender a essa demanda que surgiu inesperadamente.

Hoje em dia, o mercado já está preparado para lidar com essa demanda e oferece inúmeras opções para os noivos que procuram um casamento mais informal e leve. Tem opções para os que desejam um casamento mais reservado, em praias desertas ou ilhas. Assim como há opções para os noivos que gostam de locais requintados e badalados, como piers que rendem lindas fotos ao longo de toda a cerimônia.

Se você sonha em casar na praia ou está em dúvida se deve ter uma cerimônia como essa, não pode deixar de conferir esse conteúdo até o final. A seguir você entenderá tudo que precisa saber sobre casamento à beira mar, incluindo quanto custa, quais os melhores lugares para casar e muito mais.

casamento na praia

Para quem é indicado o casamento na praia?

Qualquer casal pode casar na praia, mas é certo afirmar que esse tipo de casamento é mais indicado para um determinado perfil de casal. Quem procura esse tipo de casamento geralmente tem preferência por uma cerimônia mais informal, leve e até descontraída.

O casamento em si é uma cerimônia culturalmente formal, onde todos vestem roupas elegantes e desfrutam de um ambiente requintado. Contudo, o casamento na praia veio para mostrar que é possível manter a elegância do casamento, mesmo em uma situação mais informal e aconchegante.

Por isso, a principal indicação de casar na praia é para casais que procuram uma experiência diferente, que gostam de praia e que desejam uma cerimônia com menos formalidade.

Como funciona um casamento na praia?

Uma das particularidades de casar na praia é que os noivos podem, junto ao serviço de cerimonial contratado, decidir praticamente tudo sobre o casamento com o pé na areia e vista para o mar. É possível escolher a praia em que será realizada a cerimônia, a decoração, onde será a festa, entre outras coisas.

Mas na maioria dos casos, a cerimônia é realizada na areia à beira mar e a festa de casamento na praia, ocorre, na verdade, em um local próximo à praia, mas que tenha uma estrutura pensada para deixar os convidados confortáveis.

Já a cerimônia na praia ocorre de acordo com as preferências do casal. Há quem prefira realizar o casamento civil na praia, enquanto outros realizam a cerimônia religiosa.

Casamento na praia é mais caro que na igreja?

Algo que deixa os casais em dúvida sobre casar na praia ou na igreja é o custo de realizar a cerimônia no litoral. O casamento na beira da praia pode, em alguns casos, ser até mais econômico do que um casamento tradicional na igreja. Mas saiba que tudo depende da quantidade de convidados e do pacote de casamento escolhido.

Isso porque, atualmente, muitas empresas oferecem pacotes de casamento na praia que são mais acessíveis. Por isso, os casais podem procurar por um casamento na praia simples e barato, com fornecedores locais e poucos convidados.

O que encarece em um casamento desse tipo é ter muitos convidados e trazer fornecedores de outros lugares. Isso porque é preciso considerar o deslocamento de todas essas pessoas, assim como a hospedagem.

Além disso, é necessário considerar que para casamento à beira mar, com o pé na areia, é preciso pagar uma taxa na prefeitura pela utilização do espaço. Essa taxa pode custar de R$ 800,00 a R$ 1.800,00. Contudo, se a cerimônia de casamento na praia ocorrer em um espaço com vista para o mar, mas sem estar efetivamente na areia, não é preciso pagar por essa taxa.

Quais são os melhores lugares para casar na praia?

Há alguns destinos litorâneos que são preferidos dos casais que desejam ter um casamento na praia. Alguns deles são nacionais e outros internacionais. Confira a seguir os 12 lugares mais procurados para casar na praia.

  1. Praia dos Carneiros em Pernambuco
  2. Trancoso na Bahia
  3. Praia de Julião em Ilhabela
  4. São Miguel dos Milagres em Alagoas
  5. Búzios no Rio de Janeiro
  6. Itacaré na Bahia
  7. Praia do Rosa em Santa Catarina
  8. Santorini na Grécia
  9. Krabi na Tailândia
  10. Punta Cana na República Dominicana
  11. Havaí nos Estados Unidos
  12. Riviera Maia no México

Para os noivos que pretendem casar na praia, todas as opções anteriores são ótimas escolhas de destino de praias para casar.

Qual é o melhor horário para casar na praia?

Casar na praia requer alguns cuidados, assim como o casamento no campo ou ao ar livre. Isso porque é fundamental considerar o fator meteorológico para que o casamento não tenha que ser interrompido por causa de uma chuva, por exemplo.

O horário mais procurado para casamento na praia, com o pé na areia, é no final da tarde. Esse horário possibilita fugir do calor excessivo e ainda proporciona lindas fotografias da cerimônia tendo como cenário o pôr-do-sol. Contudo, no verão esse é o horário mais propício às chuvas, por isso, é fundamental ter um plano B ao casar na praia.

Pela manhã, é mais difícil ser pego com uma chuva imprevista. No entanto, esse horário costuma ser mais quente e pode ser desconfortável para os noivos e convidados. Já durante a noite, o casamento na praia perde aquele encanto do clima litorâneo. Mas há opções para casar na praia à noite em pier e outros espaços onde é possível incluir uma boa iluminação.

Portanto, seja de manhã, à tarde ou à noite, o casamento na praia pode ser uma experiência incrível e inesquecível.

Gostou do artigo? Veja mais em SeuJornal

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo