Casamento Simples: Veja 7 dicas para fazer uma cerimônia simples e barata!

casamento simples

Quando se começa a planejar um casamento o principal desafio é conciliar o orçamento com os desejos dos noivos. Mas saiba que é possível ter um casamento simples com preço bem mais acessível. E para isso os noivos não precisam abrir mão da elegância do casamento, mas é preciso ter maior controle com os gastos, saber pechinchar e tomar boas decisões ao longo desse planejamento.

Então se o seu sonho é casar, mas o orçamento está limitado, veja essas 10 dicas para fazer uma cerimônia de casamento simples e barata.

1. Limite o número de convidados

O primeiro passo para economizar em um casamento é limitar o número de convidados. Para que não haja desavenças entre os noivos, ambos devem ter o mesmo número de “vagas” para convidar pessoas próximas.

Saiba que um dos maiores gastos nestes eventos são os convidados, pois quanto mais pessoas, maiores são os custos com buffet e outros serviços contratados.

Logo, é importante fazer uma lista de convidados enxuta, com apenas os parentes próximos e pessoas que fazem parte da vida do casal. Não fique constrangido de não conseguir convidar todo mundo, afinal, o orçamento é de vocês e ninguém vai ajudar a pagar as contas no final da festa.

2. Envie um convite digital para seus convidados

Se você pretende comprar os convites para seus convidados, saiba que esse é um custo bastante desnecessário. Hoje em dia muitas pessoas já estão aderindo ao convite digital, que tem baixo custo e é mais fácil de entregar para os convidados.

O convite digital é como um “save the date” que você pode enviar para seus contatos pelo WhatsApp ou redes sociais. Existem várias empresas que fazem esse convite a um custo muito menor do que os convites impressos. Contudo, você também pode se aventurar e criar o convite do seu casamento com ferramentas simples como o Canvas, por exemplo.

3. Faça a cerimônia e a festa no mesmo lugar

Uma dica que permitirá economizar bastante é realizar a cerimônia do casamento no mesmo lugar da festa. Se você fizer cada um em um lugar diferente, terá que arcar com os custos de dois lugares.

Por exemplo, se você pretende casar na igreja e fazer a festa em um salão, terá que pagar pela taxa da igreja, pela decoração da igreja e depois pelo aluguel do salão e toda a decoração desse ambiente. Mas se fizer a cerimônia no local da festa, a decoração será a mesma.

4. Escolha um local bonito e barato para o casamento

Além da dica anterior, outra forma de reduzir os custos com o casamento é escolhendo um local bonito e barato para o casamento. O ideal é que você procure por um lugar que já é naturalmente bonito, assim você terá pouco trabalho para decorar.

Por exemplo, um casamento no campo, na floresta ou nas montanhas, pode ter uma decoração rústica, que combina muito com o ar livre e possui custos menores.

Por isso, a dica para escolher o local perfeito é: procure por opções com baixo custo como o quintal da sua casa, uma fazenda, jardim, casa de campo, casa de praia, capela simples, salão de festas do condomínio, restaurante com buffet, entre outras opções.

5. Faça a decoração do casamento simples

Outro custo bastante significativo em um casamento é o da decoração. Contudo, você pode economizar bastante nesse item se fizer o máximo de coisas que puder de forma manual. Saiba que dá para fazer muitas coisas para seu casamento com um custo muito menor.

Por exemplo, arranjos de mesa simples, decoração da mesa com velas e flores, uso de folhagens mais baratas para decorar o ambiente, caixotes de feira para decoração rústica, garrafas de vidro recicladas para colocar flores, entre outras decorações simples.

6. Faça convites e lembrancinhas à mão

Você também pode colocar a mão na massa para fazer os convites e as lembrancinhas do casamento. Se você quer fazer o convite impresso, então é melhor fazê-lo do que contratar uma empresa especializada. Os custos serão muito menores se você preparar o convite com suas próprias mãos.

Além disso, faça lembrancinhas e até mesmo outros detalhes da festa que você consiga fazer. Isso permitirá economizar e ainda deixará o seu casamento do jeito que você quer.

7. Monte um cardápio para casamento simples

A forma mais simples de economizar em um cardápio é fugindo dos buffet. Contratar um buffet é muito mais fácil e prático, mas saiba que isso poderá resultar em um custo muito elevado para seu casamento.

Se a ideia é ter um casamento simples e barato, então vale muito a pena pensar em opções mais econômicas para seu casamento. Uma ótima ideia, nesse ponto, é contratar uma cozinheira para o casamento, em vez de uma empresa de buffet. Assim você pode elaborar um cardápio e deixar nas mãos dessa profissional. Além disso, contrate algumas pessoas para auxiliar no evento, como um barman e dois garçons, por exemplo.

Por fim, o cardápio também deve ser elaborado com opções mais acessíveis para o casal. Por isso, dê preferência para comidas que todos gostam, com bastante aperitivo, entradinhas e opções de comida finger food.

Viu só quantas dicas para ter um casamento simples e diferente? Saiba que é possível ter um casamento simples na igreja, casamento simples no civil, dá para montar uma decoração de festa simples e até escolher um vestido de casamento simples. Sendo assim, planeje, peça desconto e procure por bons fornecedores.

Gostou? veja mais em seujornal

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo