Cirurgia refrativa elimina 100% o uso de óculos e lentes de contato?

Rápido e seguro, o procedimento é uma alternativa para quem deseja se livrar dos óculos e lentes de contato

Miopia, hipermetropia e astigmatismo são os três problemas de visão mais conhecidos pela população brasileira, visto que são os mais comuns em nosso país. Mas, engana-se quem pensa que o uso de óculos ou lentes de contato é a única opção para melhorar a capacidade visual. Existe também a chamada cirurgia refrativa, cujo objetivo também é corrigir esses três erros refrativos, além de oferecer mais qualidade de vida e bem-estar aos pacientes, eliminando a necessidade do uso de óculos ou lentes de contato.

O que é a cirurgia refrativa?

De forma bem simples, a cirurgia refrativa é um procedimento cirúrgico realizado a fim de corrigir os vícios de refração, como a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia. Ela é realizada por meio do uso de equipamentos modernos e de alta precisão. Durante a cirurgia o cirurgião responsável altera a curvatura da córnea, modelando seu formato de maneira que corrija os erros refrativos.

Existem duas técnicas que podem ser aplicadas na cirurgia refrativa:

Técnica cirúrgica PRK +mitomicina -C: esse é o método mais consolidado. A técnica consiste em remover a camada mais superficial da córnea, aplicar o laser e, posteriormente, utilizar uma substância chamada mitomicina-c para garantir um processo de cicatrização mais eficiente. Esta ainda é a técnica mais utilizada pelos profissionais da área devido à segurança e bons resultados que oferece.

Técnica cirúrgica Lasik: este método consiste em levantar uma lamela da córnea utilizando um microcerátomo e, posteriormente, aplicar o laser na camada mais profunda, removendo parte do tecido a fim de modificar seu formato e permitir a correção do erro refrativo.

Para quem o procedimento é indicado?

A cirurgia refrativa é indicada para quem deseja eliminar o uso de óculos e lentes de contato. Contudo, existem alguns pré-requisitos para quem deseja se submeter ao procedimento: é necessário ter mais de 18 anos, ter o grau estabilizado e estar com os olhos saudáveis.

Pacientes que apresentam doenças oculares, como ceratocone, ou que tenham exames pré-operatórios que contraindiquem a cirurgia não devem optar por essa alternativa.

Em todo caso, o acompanhamento com um oftalmologista especializado é fundamental.

Quais os benefícios da cirurgia refrativa?

Por ser um procedimento realizado desde a década de 1980, a cirurgia refrativa evoluiu muito ao longo do tempo e há muitos anos já é considerada um procedimento seguro e com riscos mínimos ao paciente. Alguns dos principais benefícios que ela proporciona são:

  • Melhora na qualidade de vida, dispensando o uso de óculos e lentes de contato e proporcionando mais facilidade para a realização de atividades cotidianas, como praticar esportes ou dirigir;
  • Procedimento simples e seguro. Apesar da descrição do procedimento causar certo espanto, ele dura apenas três minutos, é pouco desconfortável e apresenta riscos mínimos ao paciente.
  • Rápida recuperação também é um dos benefícios da cirurgia. Seguindo as orientações do médico, o período pós-operatório é bastante tranquilo.
  • Economia é outro ponto que vale a pena citar. Após a cirurgia acabaram-se os gastos com a manutenção de seus óculos e lentes de contato.

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo