Como decorar com gravuras e fotografias?

Existe coisa melhor que depois de um dia estressante de trabalho ou de faculdade chegar em casa e encontrar um ambiente aconchegante e confortável?

Publicidade

Deparar-se, depois da correria diária, com espaço bem aproveitado, agradável e com a sua personalidade é algo que eleva o astral e provoca uma uma sensação de bem-estar.

Pequenos toques na decoração das paredes da sala ou quarto com uso de gravuras e fotografias podem fazer toda a diferença, mas tudo com moderação, claro.

Ambiente e qualidade de vida

Saiba que a qualidade de vida está intimamente ligada ao bem-estar físico, mental e psicológico, inserindo aí nossos relacionamentos com amigos, colegas de trabalho e família.

Podemos dizer que a qualidade de vida é a capacidade que cada um tem de equilibrar seus diferentes papéis na sociedade. E gozar de pequenos prazeres no dia a dia é o que permite encontrar tal equilíbrio.

Fazer com que sua casa seja um ambiente relaxante e aprazível diminui a ansiedade, o estresse e o cansaço, tanto físico quanto mental. Organizar os elementos da sua casa para proporcionar este ambiente de aconchego é o diferencial que vai contribuir para que você possa relaxar por completo.

Escolher elementos como fotografias de lugares clássicos que transmitam a sensação que você deseja ou mesmo a peculiaridade de gravuras de pintores famosos pode transformar um ambiente simples em um local mágico e totalmente convidativo.

Sua casa seu reino

Personalizar sua casa pode ser o primeiro passo para a criação desse recinto agradável. Em outras palavras, deixar seu espaço com a sua cara.

Incrementar o ambiente com seu toque pessoal, além de muito prazeroso na hora da criação e da feitura, conta um pouco da sua história, dos seus gostos e desejos.

O ideal é que você consiga compor um pano de fundo para a história que quer construir com as ilustrações da decoração, deixando tudo harmônico e com uma característica exclusiva.

Como decorar uma parede com gravuras e fotografias?

Antes de qualquer coisa vamos entender o que é gravura? Podemos dizer que é uma arte visual onde o criador ou artista faz uso de variadas técnicas e dá asas a sua imaginação.

Através de uma matriz com alto ou baixo relevo um desenho é gravado com um instrumento chamado buril. E essa matriz pode ser de metais como zinco, cobre, latão ou podem ser utilizadas diversos tipos de madeiras e até mesmo pedras.

Criando variados tipos de desenhos que podem ser reproduzidos por meio da impressão da matriz.

Alguns tipos das gravuras:

Xilogravura – Quando se utiliza a madeira como matriz. O material é entalhado dando origem às formas e desenhos, e com um rolo de borracha molhado em tinta, toca-se as partes elevadas do entalhe. Em seguida é reproduzido através da impressão sobre papel ou outro tipo de base. Método análogo ao carimbo.

Linoleogravura – Semelhante à xilogravura, diferenciando no material utilizado. Nessa técnica faz-se o uso de algo sintético como placas de borracha ou linóleo, MDF e madeiras compensadas. Os instrumentos para o entalhe são os mesmos usados para a madeira. Sua impressão poderá ser feita em papel ou tecido.

Litogravura – Nessa técnica um desenho ou forma é feito sobre uma base, geralmente de calcário especial chamado de pedra litográfica. Esse desenho deve ser executado com materiais gordurosos como lápis, bastão, crayon, etc.

Logo após a pedra deve ser tratada com soluções químicas e água para que as áreas oleosas do desenho sejam fixadas na base. E uma prensa litográfica é utilizada para fazer a impressão no papel.

Alfredo Volpi é um dos artistas brasileiros mais famosos que dominou as técnicas da gravura em suas obras.

No caso de optar por fotografias, você tem alguns caminhos que podem ser seguidos de acordo com a personalidade que quer inserir no ambiente escolhido:

  • Imagens de momentos com amigos ou familiares
  • Imagens de destinos que visitou
  • Imagens da natureza
  • Imagens de artistas e músicos
  • Imagens clássicas de filmes
  • Fotografias famosas ou abstratas

É importante, para o caso deste último item, escolher por obras de um fotógrafo que você conheça a história e que transmita aquele sentimento que tanto deseja.

Alguns artistas que você pode conferir e se inspirar são:

  • Sebastião Salgado
  • Alberto Korda
  • Henri Cartier-Bresson
  • Robert Frank
  • Cristina Mittermeier
  • Bill Brandt

Nada melhor do que chegar em casa ao fim do dia e ter um ambiente reconfortante que nos abraça e acolhe. E um cantinho personalizado e original renova as energias para o enfrentamento de mais uma jornada no dia seguinte.

Este cantinho personalizado pode ser usado para ler um livro, para confraternizar com os amigos ou mesmo para saborear um fim de dia com aquela taça de vinho.

Botão Voltar ao topo