Como utilizar melhor o tempo em casa durante a quarentena?

Plataforma reúne guia de cursos online grátis como uma alternativa gratuita e criativa

Publicidade

Buscando ajudar as pessoas que estão em casa a ocuparem melhor o seu tempo e se aprimorarem, a plataforma Aprimoramente.com reuniu um guia de cursos EAD gratuitos de qualidade com mais de 800 áreas. Para que cada um não precise procurar em mil lugares, a equipe do Aprimoramente.com descobriu e reuniu no guia informações de mais de 90 plataformas que oferecem ensino gratuito.

Alternativas positivas durante pandemia

Como uma alternativa positiva durante o período de isolamento, aprender algo novo através de cursos online é uma boa maneira de utilizar melhor o tempo em casa, podendo se aprimorar pessoal e profissionalmente. O guia de educação Aprimoramente.com busca inspirar, e permite ao aluno explorar o que existe e escolher a melhor opção para aprender o que o interessa, a fim de usar bem seu tempo durante a quarentena.

Guia de cursos gratuitos

Há cursos gratuitos que exercitam o corpo e a mente, desde aulas de dança ou yoga online até cursos de filosofia, idiomas e desenvolvimento pessoal. E quem não está conseguindo trabalhar pode aproveitar este tempo em casa para fazer cursos de qualificação profissional na sua área de atuação, são mais de 800 áreas com cursos online gratuitos.

Conexão através de cursos

É a primeira vez na história recente que as pessoas estão precisando ficar isoladas em casa durante tanto tempo. O brasileiro está acostumado a ocupar seu tempo com muitas atividades na rua e agora está precisando aprender a ocupar bem seu tempo dentro de casa neste período que não se sabe com certeza quando irá acabar. Muitas pessoas estão optando por fazer cursos online, assistir palestras por lives ou mesmo ter aulas por vídeo com professores particulares, possibilitando assim um maior senso de comunidade e conexão humana, algo muito importante a ser nutrido neste período de isolamento físico.

Divulgação gratuita de cursos

O Guia Aprimoramente permite que todos os professores e escolas divulguem gratuitamente na plataforma o que ensinam. Para quem oferece cursos e aulas online neste momento, é uma boa opção para alcançar novos alunos e aumentar a renda. Além disso, o Aprimoramente é um guia de educação colaborativo, a equipe está sempre adicionando e atualizando informações, mas todos também podem participar ajudando as pessoas que buscam onde aprender sugerindo cursos, escolas e professores que conhecem.

Publicidade

Como funciona fazer um curso online

Para quem nunca fez um curso online antes, o procedimento é simples, a maioria dos sites pede um e-mail e uma senha para fazer o login do aluno. Após criado o login, o aluno tem acesso às aulas disponíveis pela plataforma. A maioria dos cursos online são em formato de videoaulas, contudo, também há plataformas que oferecem o conhecimento através de diferentes métodos como materiais didáticos, textos, exercícios, simulados, fórum de dúvidas, aulas ao vivo e até mesmo aulas gamificadas, como é o caso do Duolingo, que oferece cursos online gratuitos de inglês, francês, italiano, espanhol e alemão em formato de jogo, em que o aluno vai passando de nível à medida que aprende o conteúdo do respectivo módulo.

Áreas mais buscadas

Quais são as áreas que possuem o maior número de cursos online gratuitos de qualidade? Os ramos de programação, design, marketing e negócios são os mais completos, contando com muitos cursos e MOOCs (Massive Open Online Course), que são as videoaulas de universidades do mundo todo, como Harvard e Stanford, que disponibilizam suas aulas através de plataformas internacionais como Coursera, Udacity, Edx e também há plataformas brasileiras como USP e-aulas, FGV Online e Unicamp OCW.

Como aproveitar o tempo em casa

Muitas pessoas estão aproveitando o tempo em casa para desenvolver um novo hobby ou mesmo se aprimorar em um hobby antigo. Para quem deseja se divertir aprendendo algo novo, também há opções de plataformas de cursos livres online gratuitos com cursos de pintura, desenho, fotografia, artesanato, dança, canto, instrumentos musicais e muito mais. É só querer aprender algo, que o Aprimoramente mostra as opções.

Alternativas para as crianças

Com aulas suspensas, de acordo com a Unesco, mais de 1,5 bilhões de crianças pelo mundo todo estão em casa e precisam estudar. Os pais buscam alternativas para educar seus filhos em casa e a boa notícia é que existem muitas opções gratuitas e de qualidade para as crianças aprenderem online, como o Kahn Academy, o Pluga Cuca e o Calcule Mais, que oferecem aulas e reforço escolar de matemática, português, história, geografia e muito mais. Para os jovens que se preocupam com o vestibular e o ENEM no final do ano, saibam que existem alternativas online de cursinhos pré-vestibular e pré-ENEM gratuitos como o Mande Bem no ENEM, o Curso ENEM Gratuito e o Kultivi.

A plataforma Aprimoramente também reúne guias de educação online e presencial de cursos pagos e com certificado, desde preparatórios, cursos de graduação, cursos de pós-graduação até cursos de aprimoramento profissional, em milhares de áreas do conhecimento, para que os alunos descubram a melhor opção de onde aprender. Para saber mais acesse: www.aprimoramente.com.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo