Concurso Receita Federal: quais matérias estudar?

Os concursos da Receita Federal são compostos por um alto volume de disciplinas e a dica é começar pelas matérias relacionadas com o cargo desejado

Para quem quer seguir carreira na Receita Federal, é melhor acelerar e se dedicar aos estudos. O edital de concurso para o provimento de vagas no órgão tem previsão para sair em setembro.

A Receita Federal formalizou solicitação ao Ministério da Economia para realização de certame que preencherá 699 vagas, que serão distribuídas em 230 oportunidades para auditor Fiscal e 469 para Analista Tributário.

Para o cargo de auditor é exigido o nível superior de escolaridade, enquanto que a posição de analista, é destinada a pessoas com segundo grau completo.

A expectativa é que os candidatos realizem as provas em setembro, mas sejam nomeados até setembro de 2022, um pouco antes das eleições gerais no Brasil.

Quais os atrativos na carreira da Receita Federal?

Se você busca uma boa remuneração, o concurso Receita Federal é ideal porque os vencimentos são muito atrativos. Atualmente, os salários dos auditores fiscais e do analista tributário são, respectivamente, R$ 21.029,69 e R$ 12.142,39, conforme determinação do Congresso Nacional.

Além disso, entre as principais vantagens estão bônus por produtividade e redução no número de níveis na tabela salarial e no tempo de mudança para o próximo nível, o que possibilita ao servidor chegar ao nível mais alto da carreira.

Outro atrativo é a variedade de atribuições que os aprovados poderão ter acesso e exercer. O profissional trabalhará no controle do fluxo entre exportações e importações, fiscaliza fronteiras nacionais e combate o contrabando de mercadorias.

Além disso, ele pode atuar na investigação de crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas e, ao mesmo tempo, administrar dezenas de operações fiscais.

Como me preparar para o concurso?

Primeiramente, o candidato deve avaliar os conteúdos cobrados para cada vaga e verificar o seu nível de conhecimento nas matérias. Por exemplo, se o seu nível de estudo estiver mais avançado, a dica é focar esforços no cargo para auditor, mas também fazer a prova para analista.

Entretanto, se o seu nível estiver um pouco abaixo, a dica é se concentrar nas matérias voltadas para analista. De qualquer forma, os concursos da Receita Federal são compostos por um alto volume de disciplinas e a dica é, basicamente, começar a preparação pelas seguintes matérias:

Português;

Raciocínio lógico-quantitativo;

Direito Constitucional;

Direito Administrativo;

Direito Tributário;

Contabilidade.

Para não ser reprovado no certame, o aluno deve obter 40% de acerto em cada uma das matérias e obter performance mínima de 60%.

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo