Convenção eleitoral em Itu pode parar na Polícia Federal

No dia 05/09 aconteceu na cidade de Itu as Convenções Eleitorais do PSDB local, para a escolha dos candidatos a prefeito, vice prefeito e vereadores. O fato foi amplamente divulgado pelo prefeito Guilherme Gazzola, pré-candidato a reeleição, que no dia 06/09 fez uma “live” anunciando os candidatos do PSDB e a coligação entre seus partidos PL, PDT, Cidadania e PSDB.

Porém conforme dados da Justiça eleitoral, a composição que apoiava o prefeito foi destituída pelo Diretório Estadual da agremiação partidária dias antes contra a destituição do antigo diretório do PSDB em Itu. Entrou com um processo pedindo liminar para fornecimento das senhas de acesso, o que foi negado pelo judiciário, pelo magistrado Juiz de Direito da 3 Vara Cível.       

Dr. Fernando França Viana, que também é o Juiz Eleitoral na comarca Contra a decisão houve recurso que também foi negada a liminar.

Dias antes, a nova composição publicou edital cancelando o edital de convocação para o dia 05/09 e convocando as Convenções para dia 12/09.

Mesmo assim, com o cancelamento da convenção pela composição nomeada e com a decisão judicial negando a medida liminar, a Convenção foi realizada e divulgada pelo antigo diretório como válida.

Na Convenção do dia 12/09 foi aprovada, pela nova composição, uma nota de repúdio as informações dadas pelo prefeito nem suas redes sociais, bem como pela realização do ato.

Foi aprovada também por unanimidade, a expedição de ofício ao Ministério Público Eleitoral, a Polícia Federal, ao Juiz Eleitoral e ao Diretório Estadual do PSDB SP.

Segundo o advogado eleitoralista Adriano Alves, que acompanha o caso, defendendo a nova direção, a convenção realizada pelo grupo do prefeito Ituano, foi realizada sem legitimidade, sendo o ato nulo, bem como todos os atos coligados. “O ato é nulo, a divulgação e a eventual ata da convenção do dia 05/09, não condizem com a realidade informada pela justiça eleitoral. A atual composição decidiu de forma unânime pela expedição de ofícios aos órgãos competentes.”

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=645403099452152&id=653539538114130
https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/eleicoes/2020/noticia/2020/09/06/pl-oficializa-candidatura-de-guilherme-gazzola-a-prefeitura-de-itu.ghtml

Botão Voltar ao topo