Covid-19: governo anuncia envio de 600 mil testes rápidos ao Maranhão

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, concedeu na tarde deste sábado (22) entrevista  coletiva, em Brasília, para anunciar a liberação de 600 mil testes rápidos para identificar possíveis casos da variante indiana de covid-19 na cidade de São Luís. A capital maranhense registrou um caso de uma pessoa infectada com a variante nesta semana. A medida ocorre para evitar a propagação da variante pelo país. 

Embora tenha sido registrado um caso da variante indiana no Brasil, de um passageiro de um navio que vinha da Índia e desembarcou no Maranhão, conforme o ministro não há indícios da transmissão comunitária da nova variante no país. O paciente foi entubado e encontra-se em estado grave e hospitalizado no Maranhão. A transmissão comunitária é uma modalidade de circulação na qual as autoridades de saúde não conseguem mais rastrear o primeiro paciente que originou as cadeias de infecção, ou quando esta já envolve mais de cinco gerações de pessoas.

“Nosso receio é que esse tipo de variante passe a ter uma transmissão comunitária, ” disse o ministro, que afirmou que está monitorando a situação do paciente e de toda a equipe que atua no caso. 

“ O Ministério da Saúde, no intuito de aumentar o controle e a eficiência dessas medidas de bloqueio, vai encaminhar 600 mil unidades de testes rápidos para o estado do Maranhão para que se faça um bloqueio de pacientes, de passageiros nos aeroportos e nas fronteiras do estado”, destacou.

Para efetuar a vigilância genômica, que é uma pesquisa genética capaz de verificar qual a variante do vírus, outros 2,4 milhões de testes serão distribuídos por aeroportos de todo o país e para regiões de fronteira para monitorar possíveis casos da nova variante de covid-19. 

Conforme o ministro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também irá auxiliar na vigilância nos aeroportos do país.

Gripe

O ministro da Saúde afirmou, também, que é preciso reforçar a vigilância em saúde no país, em especial, a vacinação contra a gripe, principalmente por causa da proximidade com o inverno. Conforme Queiroga, a imunização contra essa doença está em níveis abaixo do esperado. 

“Estamos em uma época em que o inverno começa aqui no Brasil. Com essa estação há a possibilidade de outras doenças respiratórias, causadas por outros vírus, e nós temos a campanha da gripe [e é preciso] reiterar a necessidade daquelas pessoas que estão ali naqueles grupos de risco procurarem as unidades básicas de saúde para receber a vacina da gripe. A adesão tem sido baixa”, disse Queiroga.

Insumos

Desembarcaram no país, às 17h54 deste sábado, no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, insumos suficientes para a produção de 12 milhões de doses de vacinas da AstraZeneca pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O carregamento inclui Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) que estava previsto para desembarcar no país apenas no dia 29, mas teve a entrada no Brasil antecipada em uma semana.

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo