Cuidados pessoais: 4 dicas para se barbear corretamente

O aumento da preocupação do público masculino com a estética é uma realidade e a tendência é aumentar cada vez mais. Neste contexto, um dos atributos que ganha mais atenção é a barba.

Não é à toa que surgiram vários produtos para barba nos últimos anos, sem falar na quantidade de barbearias que abriram no Brasil e não param de ganhar novos frequentadores. 

Mas será que todo homem consegue se barbear de forma correta, deixando a pele bonita e sem cortes? Pensando nisso, separamos quatro dicas para que o leitor tenha um barbear saudável e que agregue valor ao seu visual.

Hidratação

O primeiro passo é hidratar a pele. Dessa forma, você evita puxões, irritação e cortes na hora de se barbear.

A sugestão é fazer a barba logo após o banho ou enquanto estiver no chuveiro, pois a hidratação deixa os pelos mais suaves, permitindo que a lâmina deslize com mais facilidade.

Além disso, você pode também lavar o rosto antes de se barbear, porque assim é possível retirar a oleosidade do rosto e sujeira, preparando a superfície cutânea para um barbear mais confortável.  

Use espuma de barbear

A aplicação de gel ou espuma de barbear ajuda a hidratar os pelos, favorecendo o deslizamento da lâmina, sem falar na proteção contra irritação e vermelhidão enquanto você faz barba.

Produtos com essa funcionalidade ajudam a remover as impurezas, além de amaciar e facilitar o corte dos pelos.

No caso da espuma de barbear, sua textura mais grossa tem maior durabilidade, não sendo necessária a reaplicação durante o processo.

Ainda neste contexto, outro cuidado importante é com o enxágue das lâminas. Lave o material com frequência, mas não bata o equipamento na pia, pois isso pode danificá-lo, o deixando inviável para um barbear perfeito.

Faça a barba no sentido correto

Algumas pessoas têm dúvidas sobre em qual lado a lâmina deve ser passada na barba. Aí surge até a seguinte pergunta: Devo fazer a barba no sentido do pelo ou contra ele?

A resposta é que você pode fazer a barba nas duas direções, até porque a barba cresce de vários lados da face, por isso, é possível se barbear considerando vários ângulos do rosto.

Portanto, a dica é raspar do lado que achar mais confortável. Nestes casos, você pode usar um aparelho de barbear de sua preferência que facilite o corte dos pelos, tornando esse momento mais agradável.

Use gel e shampoo para barba

Depois de fazer a barba, é sempre importante usar um shampoo ou gel pós-barba, pois estes produtos acalmam a pele, reduz a vermelhidão e ajuda a aliviar pequenas cicatrizes provocadas pela lâmina. Além disso, eles deixam a pele com elevado nível de frescor e hidratação, além de reduzir a oleosidade.

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo