Defesa Civil inicia Operação Estiagem em Capivari

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Capivari iniciou no dia 1º de maio a Operação Estiagem de 2021. As ações de prevenção e combate a incêndios e orientação à população sobre a baixa umidade relativa do ar seguem até dia 30 de setembro, e são realizadas junto com a Operação Corta Fogo, do Governo do Estado.

A Defesa Civil fez um mapeamento das áreas com risco de incêndio e rondas são intensificadas nesses pontos como forma de prevenção. O órgão também emite alertas de orientação aos moradores sobre baixa umidade do ar e outros avisos meteorológicos. De acordo com o coordenador da Defesa Civil em Capivari, Júlio Capóssoli Neto, nesse período a quantidade de chuvas é menor, o que deixa o tempo mais seco e risco maior de incêndios e de surgimento de doenças respiratórias. Outro problema desse período é a diminuição do volume de água dos rios e lençóis freáticos.

O coordenador alerta ainda para os crimes ambientais, como provocar incêndios em mata ou florestas. “De acordo com o art. 41 da Lei 9.605, de 1998, provocar incêndio em mata ou floresta, ou seja, conduta e atividade lesivas ao meio ambiente são tipificadas como crime ambiental. Já o artigo. 250, § 1º, II, ”h” do Código Penal, aponta que causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem em lavoura, pastagem, mata ou floresta tem como pena reclusão, de quatro a oito anos, e multa”, explica.

Em caso incêndio, a população pode ligar para os telefones (19) 3492-3186 ou 199, da Defesa Civil e também para Guarda Civil pelo 153 ou 3491-1311. Ressaltando que queimada é crime.

Hidratação

Confira algumas dicas da Defesa Civil para o período:

• Hidrate-se!
• Use soro fisiológico nos olhos e nariz

• Alimente-se bem, priorizando frutas e verduras que contenham vitamina C

• Evite objetos e utensílios que acumulam poeira, como tapetes, cortinas e pelúcias

• Evite fazer exercícios físicos quando o ar estiver muito seco

• Economize água e energia elétrica

• Não faça queimada para limpeza de terreno ou destruição de lixo. Faça sempre o descarte no lugar indicado pela prefeitura, como caçambas de lixo ou Ecopontos

• Não jogue cigarros ou fósforos acesos às margens de ruas e rodovias

• Não solte balões. A prática pode provocar acidentes aéreos, incêndios e é crime ambiental

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo