Departamento de Estado dos EUA emite 1º passaporte com marcador de gênero X

O Departamento de Estado dos Estados Unidos emitiu o primeiro passaporte do país com um marcador de gênero “X”, para implementar políticas de inclusão de gênero, anunciou o departamento nesta quarta-feira (27).

O departamento anunciou em junho que atualizaria seus procedimentos para permitir que os candidatos selecionassem seu marcador de sexo para passaportes e que “não exigirá mais atestado médico” se o marcador de sexo escolhido por um candidato não corresponder ao sexo listado em outros documentos oficiais de identidade.

“Conforme o secretário anunciou em junho, o Departamento está se movendo no sentido de adicionar um marcador de gênero X para pessoas não binárias, intersexuais e não-conformes de gênero que solicitam um passaporte”, disse o porta-voz estadual Ned Price em um comunicado.

“Quero reiterar, por ocasião da emissão deste passaporte, o compromisso do Departamento de Estado em promover a liberdade, dignidade e igualdade de todas as pessoas — incluindo pessoas LGBTQIA+.”

A opção com o novo marcador será oferecida aos requerentes de passaporte depois que o departamento concluir o sistema e as atualizações dos formulários no início de 2022, disse Price.

Ativistas pelos direitos dos transgêneros há muito afirmam que ter identidades imprecisas pode levar ao assédio e à discriminação para membros da comunidade LGBTQIA+.

Em uma declaração reconhecendo o Dia de Conscientização do Intersexo, o Departamento de Estado americano disse na segunda-feira (25) que era política dos Estados Unidos acabar com “a violência e a discriminação com base no gênero, orientação sexual, identidade ou expressão de gênero e características sexuais”.

Os Estados Unidos juntam-se ao Canadá, Austrália, Nova Zelândia e outros países com políticas semelhantes de passaporte com inclusão de gênero.

Pelo menos 20 estados americanos e Washington também implementaram mudanças semelhantes na documentação estadual, incluindo Nova Jersey, que promulgou a mudança em abril, após adiá-la no ano passado devido à pandemia do novo coronavírus.

Fonte: CNN

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo