Deputada Bebel diz que Rodrigo Proença teve bom senso em suspender aulas presenciais nesse ano

A presidenta da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), a deputada estadual Professora Bebel (PT), diz que a Prefeitura de Capivari (SP) teve bom senso em estabelecer que as aulas presenciais na rede pública de educação do município só vão retornar em 2021, devido à pandemia do coronavírus.

Para ela, esta decisão deve servir de exemplo para outros municípios, defendendo a tese de que  “neste momento, temos que preservar vidas. Precisamos assumir que não temos condições de retornar às aulas em 2020. A defesa não é mais pelo ano letivo, mas sim não colocarmos nossas vidas em risco”.

Bebel destaca que justamente para preservar vidas, a Apeoesp foi à Justiça e obteve liminar em 13 de maio, que suspendeu a exigência de comparecimento dos professores da rede municipal de Capivari à escola.

A liminar foi dada pelo juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo José Orestes de Souza Nery impugnando a determinação da Secretaria de Educação de Capivari  quanto ao retorno dos professores da Rede Municipal de Ensino de Capivari, desde o último dia 28 de abril. A liminar acatou o pedido da presidenta da Apeoesp de que o Decreto Municipal nº 6.977/20.1, do prefeito Rodrigo Proença, à época, estava “na contramão das medidas sanitárias, determinadas pelo Governo do Estado, uma vez que obriga os professores a deixarem o isolamento social, colocando-os em risco iminente, não sendo atividade essencial”.

A decisão do prefeito de Capivari, Rodrigo Proença, foi embasada em análises do Comitê de Contingenciamento e Enfrentamento ao Covid-19, com base em consulta pública  sobre o retorno das aulas em 2020, que teve a participação de quase quatro mil pessoas, sendo 66,8% pais e responsáveis, 13,5% profissionais da educação, 15,8% comunidade e 3,9% alunos, com 96,5% se colocando contra a volta às aulas este ano. Com a decisão da Prefeitura de Capivari, a rede municipal de educação do município continua realizando o ensino remoto para a educação infantil e ensino fundamental 1 e 2.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

Redação

Sobre o autor : Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal,não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo