Estados estão perdendo R$ 37 bilhões do ICMS, diz secretário da Fazenda de SP 

Em entrevista , nesta quinta-feira (12), o secretário de Fazenda de São Paulo, Felipe Salto, afirmou que, por conta do congelamento do ICMS, “os estados estão perdendo, segundo cálculos do Consefaz, algo como R$ 37 bilhões”.

Nesta quinta-feira, os secretários da fazenda dos estados discutiram alternativas para o preço dos combustíveis com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Salto comentou ainda sobre uma possível alternativa para minimizar os impactos para os consumidores.

Segundo o secretário, deve ser depositado, em uma “espécie de fundo, todo o dinheiro dos dividendos pagos pela Petrobras à União – maior acionista da estatal –  e utilizar esse montante para transferir para as pessoas que sofrem mais com a alta dos combustíveis. Seria uma medida eficiente e não prejudicaria o equilíbrio fiscal dos estados”.

Por fim, o secretário mencionou que os estados estão cumprindo a legislação que estabeleceu o congelamento do imposto. “Os estados deram sua cota de contribuição, agora é a vez da União”.

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo