Fermino Neto faz 3 perguntas para o Prof. Pasquale Cipro

Das benesses do jornalismo, conhecer o entrevistado desta edição é uma das maiores. Pasquale Cipro Neto, o prof. Pasquale, foi colunista do jornal Folha de S.Paulo até dezembro de 2016. Envolvido com mil coisas incríveis, alimenta um brilhante marketing pessoal que o transformou num astro da Educação, com seu lugar na história também como idealizador do programa da TV Cultura “Nossa Língua Portuguesa”.  

.

1. Quem é o prof Pasquale por si mesmo?

Sou vale paraibano de Guaratinguetá (SP), descendente de imigrantes italianos. Passei a infância em São Paulo, falando português, italiano e o dialeto napolitano e mais tarde aprendi inglês e francês no ginásio e no colégio. Ate hoje sou torcedor do Juventus da Mooca.

Sou licenciado em Letras (Espanhol e Português) na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).

2. A competência e a naturalidade são suas características ao tratar da lingua portuguesa. Esta sua aula bem low profile sobre os porquês é uma prova. Vamos dar o link?

R. Vamos

https://www.youtube.com/watch?v=ghFsLlhYFzI

3. Qual a maneira correta de dizer: baixa autoestima ou baixa estima?

R. Quando alguém diz que tem baixa autoestima, o sentimento que o indivíduo tem em relação a si mesmo é baixa. Caso contrário, ele pode ter alta autoestima, ou seja, reconhecer que tem um grande valor.

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo