Força-tarefa aplica 21 autuações a motociclistas durante blitz em avenida de Piracicaba

Clique aqui e peça agora

Uma força-tarefa da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), da Guarda e Polícia Militar (PM) fiscalizou 85 motocicletas e aplicou 21 Autos de Infração durante blitz nesta segunda-feira (29) na região da Avenida São Paulo, na Pauliceia.

Essa foi a primeira operação conjunta de 2024 com foco em motocicletas, segundo a administração municipal. Durante a fiscalização foram emitidas autuações por irregularidades encontradas em documentações, escapamentos, licenciamento, entre outras.

Na operação, houve ainda bloqueio de quatro documentos eletrônicos e recolhimento de dois veículos.

Qual é o máximo de ruído permitido?

Segundo André Mendes, supervisor das equipes de Operação de Trânsito da Semuttran, o máximo de ruído permitido para escapamento de motos é de 99 decibéis.

Qual é a gravidade da infração por excesso de ruído?

No Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro consta que veículos que trafegam com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante comete infração considerada grave.

Quais são as penalidades previstas?

As normas de emissão de ruídos e gases poluentes são estabelecidas pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) pela resolução 418/2009. A infração resulta em:

aplicação de multa no valor de R$ 195,23
perda de cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do condutor infrator

De que maneira o excesso de ruído atrapalha o trânsito?

“Mantemos a fiscalização constantemente, porque isso é vital para garantir a segurança dos usuários das vias, bem como para prevenir acidentes e preservar a qualidade de vida de todos. O excesso de ruído gerado por escapamentos inadequados não apenas perturba o ambiente, mas também contribui para situações de estresse no trânsito, prejudicando a saúde mental dos cidadãos”, afirma o supervisor.
“A verificação e aplicação de penalidades para documentações vencidas são medidas cruciais para assegurar a regularidade e a ordem no tráfego, promovendo a responsabilidade e o respeito às normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro”, acrescenta Mendes.

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo