Internações por ingestão de peixe e queijo coalho crescem no Amazonas

Sete pacientes internados após a ingestão de queijo coalho são monitorados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas. A notificação de possível contaminação pelo alimento na cidade de Itapiranga foi recebida pelo Centro de Informações Estratégicas do órgão, nesta segunda-feira (06). O estado de saúde dos pacientes é estável.

O Amazonas também vive um cenário de contaminação de peixes. Mais de 50 casos da doença da ‘urina preta’ já foram registrados em moradores de cidades do interior do estado.

DOENÇA DA “URINA PRETA”

Nesta última terça-feira (07) o município de Itacoatira, no interior do Amazonas, registrou um novo caso de rabdomiólise. Com a notificação, o Amazonas registra agora 55 casos da síndrome da “urina preta” após pessoas comerem peixes.  

De acordo com a Secretaria de Saúde de Itacoatiara (Semsa-Itacoatiara), o caso notificado é de um jovem de 19 anos, residente da Vila de Novo Remanso. O paciente apresentou dor abdominal, vômito, diarreia e nível de creatinina alterado, pelo menos, uma hora após ter ingerido peixe. Ele segue com quadro estável, internado em Itacoatiara.  

A Fundação de Vigilância em Saúde, FVS, informa que dos 55 casos notificados, 37 são de Itacoatiara (sendo um óbito), quatro de Silves, quatro de Borba, três de Manaus, três de Parintins, um de Caapiranga, um de Autazes, um de Maués e um de Manacapuru.

Das notificações, três pessoas permanecem internadas por rabdomiólise.

Informações da Band

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo