Licenciamento: calendário completo e como pagar em SP

Atente-se ao calendário de pagamento do seu veículo para mantê-lo regularizado

(crédito: divulgação)

Os proprietários de veículos automotores já estão familiarizados com a divisão semestral dos seus impostos a serem pagos: 1° semestre, o IPVA. 2° semestre, o licenciamento.

Mas, agora que o documento do licenciamento parou de ser enviado aos proprietários de veículos automotores, é preciso lembrar que a própria pessoa terá que emitir a guia de pagamento por aplicativo da Carteira Nacional.

Como pagar IPVA em SP?

Para pagar IPVA em SP, por exemplo, é preciso acessar o pagamento do licenciamento. Nesse caso, o dono do veículo precisa ter em mãos o número do Renavam que pode ser consultado pelo chassi do veículo.

Com o Renavam em mãos o proprietário pode visualizar claramente todos os débitos em aberto em relação ao veículo e pagar o licenciamento com as outras taxas que estiverem pendentes.

Pago o licenciamento, o IPVA e as multas, se houver, ficará disponível em algum dos aplicativos, como o Poupatempo Digital, Detran.SP ou Carteira Digital de Trânsito o seu CRLV eletrônico, que pode ser baixado no celular.

O licenciamento digital substitui o documento impresso, mas caso queira, o dono de veículo pode imprimi-lo em papel sulfite comum.

O que interessa, agora, são as datas para pagamento do licenciamento de seu automóvel. O calendário é o seguinte.

Atenção ao calendário de pagamento

Para veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque:

  • Final da placa 1 e 2: mês de julho
  • Final da placa 2 e 4: mês de agosto
  • Final da placa 5 e 6: mês de setembro
  • Final da placa 7 e 8: mês de outubro
  • Final da placa 9: mês de novembro
  • Final da placa 0: mês de dezembro

Se o veículo for registrado como caminhão as datas se alteram, sendo específicas para essa categoria, como veremos a seguir:

  • Final da placa 1 e 2: mês de setembro
  • Final da placa 3, 4 e 5: mês de outubro
  • Final da placa 6, 7 e 8: mês novembro
  • Final da placa 9 e 0: mês de dezembro

Para o licenciamento de 2022 o Detran.SP já informou que haverá reajuste de preços. O processo vai até dezembro e devemos lembrar que, para licenciar o veículo no ano respectivo é preciso ter todos os débitos quitados.

Parra veículos usados, a taxa a ser paga em 2022 é de R$ 144,86, além disso, o conselho nacional de seguros privados decidiu não cobrar a taxa do seguro DPVAT, o que pode aliviar um pouco os proprietários.

Além da remoção do veículo para o pátio, aqueles que não pagarem o licenciamento recebem 7 pontos na CNH e multa de R$ 293, 47.

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo