Mais votada da história de Piracicaba, Bebel assume novo mandato de deputada estadual

Maria Izabel Azevedo Noronha, a deputada estadual Professora Bebel (PT), a primeira mulher parlamentar da história de Piracicaba, toma posse nesta quarta-feira, 15 de março, para um novo mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo,  onde tem  compromisso de continuar atuando em prol de políticas públicas e pelo desenvolvimento de toda Região Metropolitana de Piracicaba. A solenidade está marcada para as 15 horas. Nascida no distrito de Artemis, Bebel recebeu 155.857 votos nas eleições de outubro do ano passado, a maior votação da história de um candidato a deputado estadual da história de Piracicaba.

A deputada diz que a votação recebida, que aumentou em quase 80% em relação a 2018, quando foi eleita para o primeiro mandato de deputada estadual, “aumenta a minha responsabilidade. Continuarei atuando pela melhoria da educação pública, da saúde, da segurança, assim como para o fortalecimento de programas habitacionais e em defesa dos serviços públicos e dos servidores públicos, lutando, por exemplo, pela devolução do que foi confiscado dos servidores estaduais e por concurso público para 100 mil novos professores da rede estadual de ensino. Além disso, estamos na luta por um ensino médio que atenda os interesses dos filhos e filhas da classe trabalhadora”.

A Professora Bebel enfatiza que continuará com posicionamentos pelos direitos da população. “Prosseguirei e me posicionando contra privatizações, como da Sabesp, que o novo governo pretende vender. Nosso mandato popular irá ampliar seu trabalho contra o preconceito, a discriminação, a defesa das mulheres, da população negra, assim como pelos direitos dos segmentos mais vulneráveis da população,”, diz.

A deputada  também destaca que irá continuar destinando recursos para a região. “Como fiz no primeiro mandato, quando consegui viabilizar mais de R$ 11 milhões em recursos para Piracicaba e região, continuarei trabalhando para destinar recursos à cidade e região, através de emendas parlamentares próprias e trabalhadas junto a parlamentares federais do meu partido. Serei a porta-voz da nossa região junto ao governo do presidente Lula, com quem tenho bom trânsito e com quem já estive em quatro oportunidades nesses últimos três meses. Na última reunião, no dia 7 de março, levei a ele o pleito  de uma universidade federal na nossa região”.

Deputada tem destacada atuação no parlamento paulista

A Professora Bebel foi eleita para seu primeiro mandato de deputada estadual na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo no ano de 2018, com 87.169 votos. Nesses primeiros quatro anos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo tem tido um atuação de destaque, tendo apresentado 97 projetos de leis e 13 projetos de lei complementar, visando  assegurar proteção à população, à melhoria na educação pública, na saúde, na habitação, na segurança, na defesa do fortalecimento dos serviços públicos e dos servidores públicos, no combate ao preconceito, à discriminação, contra privatizações e pelos direitos dos segmentos mais vulneráveis da população, e liderou a luta para que os professores fossem inseridos na primeira fase da vacinação de imunização à covid-19, evitando que muitos viessem a adoecer e até a óbito.

Seu mandato popular também faz enfrentamento diários às políticas pela melhoria permanente da educação, saúde, do transporte, da segurança pública, da habitação, enfim, na defesa do fortalecimento do Estado para servir a população que mais precisa. Também teve participação destacada na CPI das universidades, quando defendeu com veemência a autonomia das universidades e conseguiu assegurar a manutenção de verbas para o funcionamento dos seus projetos, assim como lutou contra a privatização do Instituto Butantan, e  foi a única deputada estadual da região a votar contra aumento de impostos estaduais. 

Sua destacada atuação no parlamento paulista fez com que fosse eleita pelos seus pares para ser líder da bancada do PT, assim como exerceu a  função de líder da minoria, presidiu a Comissão de Educação e Cultura. Foi eleita e reeleita Procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Na Alesp, ainda, integra como membros efetivo as Comissões de Defesa e dos Direitos da Mulher; de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação; a de Administração Pública e Relações do Trabalho e a de Saúde, como suplente.

Destaca-se entre essa centena de projetos de sua autoria o que colocou fim ao confisco previdenciário sobre aposentadorias e pensões dos servidores estaduais, ou a redução proporcional dos que recebem acima do teto previdenciário, assim como conseguiu a prorrogação dos contratos de trabalho dos professores da categoria O da rede estadual de ensino, contratos nos anos de 2018 e 2019, evitando a demissão de aproximadamente 50 mil professores no início deste ano, o que muito prejudicaria o início deste ano letivo.   

Professora Bebel é educadora comprometida

Presidenta da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de Ensino no Estado de São Paulo), o maior sindicato de trabalhadores da educação da América Latina, com 184 mil associados, Bebel é  professora efetiva de língua portuguesa da rede estadual de ensino de São Paulo, sendo formada pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), onde também realizou pós-graduação em Administração Escolar, e tem feito da defesa da educação pública de qualidade a principal razão da sua vida.

A Professora Bebel já foi Secretária Geral da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), e membro do Fórum Nacional de Educação e do Fórum Estadual de Educação, assim como foi Conselheira do Conselho Nacional de Educação por dois mandatos, quando teve dois importantes pareceres aprovados e homologados pelo então ministro da Educação, Fernando Haddad, relacionado à diretrizes e carreira do magistério e dos funcionários de escolas, e ainda pareceres com metodologia da implantação do piso salarial nacional dos professores, para garantir a qualidade da educação, além de outros pareceres de relevância para a melhoria da educação pública. Também representou a CNTE na Rede Mundial de Pesquisas Internacional da Educação.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo