Vereador do PT, Nelinho Noronha, irmão da deputada Bebel, fica fora das eleições após condenação
O vereador do PT, Nelinho Noronha, irmão da deputada Bebel, atualmente candidata a prefeita de Piracicaba, está fora da disputa eleitoral deste ano em Águas de São Pedro. O parlamentar emitiu um documento de renúncia com data de 15 de agosto de 2024. A informação é do site Fato Político.
Nelinho entrou com agravo em recurso especial eleitoral pedindo efeito suspensivo junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), que foi negado. Ele foi condenado pela prática do crime de inscrição fraudulenta de eleitor (art. 289 do Código Eleitoral) por duas vezes, no contexto das eleições de 2016 em Águas de São Pedro.
Com o revés na Justiça, Nelinho Noronha optou pela renúncia. Ele deve cumprir o seu mandato como vereador até o final deste ano. O petista foi condenado à pena de um ano e dois meses de reclusão, além de seis dias-multa, ora substituída por prestações pecuniária e de serviços comunitários.
Noronha teria auxiliado dois irmãos a se inscreverem fraudulentamente como eleitores de Águas de São Pedro. Segundo se extrai do acórdão, ele forneceu os comprovantes de residência falsos que subsidiaram os pedidos de transferência de domicílios eleitorais, além de ter transportado os eleitores até o cartório para formalizarem os requerimentos.
Nelinho, inclusive, já faz campanha para outra candidata em Águas de São Pedro. Trata-se da advogada Vanessa Bontorim de Azevedo que, segundo ele, “será um braço dele na Câmara de Vereadores”.
A reportagem tentou contato com Nelinho, que não retornou as mensagens e tampouco atendeu as ligações.
COMENTÁRIOS