Novo concurso INSS está previsto no Projeto de Lei Orçamentária para 2022

De acordo com a Fenasps, a direção do INSS teria sinalizado que o novo certame contemplaria 7.500 vagas

Para quem busca uma oportunidade no INSS, ao que tudo indica, o órgão terá um novo concurso em 2022.

De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), Moacir Lopes, o presidente do INSS, já teria declarado que a verba para o certame já estaria separada e prevista no Projeto de Lei Orçamentária para 2022.

Ainda de acordo com a Fenasps, a direção do INSS teria sinalizado que o novo certame contemplaria 7.500 vagas.

Projeto de Lei Orçamentária

O texto da Proposta de Lei Orçamentária foi entregue pelo Governo Federal ao Congresso Nacional no dia 31 de agosto.

Inicialmente, estavam previstas 41.716 vagas para toda a esfera federal. Entretanto, o projeto passou por ajustes e agora ele prevê a criação de 4.097 cargos de concursos públicos, além de editais para 69.543 vagas já existentes.

Ao todo, a previsão é de que sejam disponibilizadas 73.640 oportunidades até o ano que vem. As vagas foram distribuídas da seguinte forma:

Distribuição das 4.097 novas vagas:

  • Poder Judiciário: 1.957
  • Defensoria Pública da União: 1.011
  • Poder Executivo: 1.129

Distribuição das 69.543 vagas:

  • Poder Legislativo: 149
  • Poder Judiciário: 2.274
  • Ministério Público da União e Conselho Nacional do Ministério Público: 229
  • Defensoria Pública da União: 237
  • Poder Executivo: 66.654

A partir de agora, o texto terá que passar pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização e ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro até o encerramento da sessão legislativa, em 22 de dezembro.

Demanda

O concurso público do INSS é aguardado, não só pelos concurseiros, mas também pela própria instituição, já que existe um déficit de profissionais no órgão. Atualmente, o INSS possui 23.667 cargos vagos e 39.162 aposentadorias acumuladas, conforme levantamento realizado em abril deste ano.

O último certame foi realizado em 2016 e contou com a organização do CESPE e contemplava, além das oportunidades para técnicos em nível médio, também vagas para analistas que exigia graduação em nível superior.

As provas visavam o preenchimento de 950 vagas, sendo 800 para técnicos e 150 para analistas. A remuneração ficava entre R$ 5.400,00 e R$ 8.300,00.

De acordo com a presidência do INSS, o órgão conta com a ajuda de servidores temporários, que estão ajudando a zerar o volume de requerimentos de pensão e morte que estão acumulados.

O contrato destes profissionais acaba no ano que vem, data em que a proposta é realizar outro certame. Em função da tramitação deste Projeto de Lei Orçamentária, a direção do INSS está otimista, no que diz respeito à realização do concurso público. 

Outro concurso bastante concorrido e que tem vagas abertas é o concurso TCU, para provimento de 20 vagas para auditor federal de controle externo (AUFC), além de formação de cadastro de reserva para possíveis convocações durante o período de validade da seleção.

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo