Operação da Polícia Federal mira ‘gatonet’ em Santa Bárbara e Sumaré

Clique aqui e peça agora

A Polícia Federal de Campinas deflagrou, na manhã desta quarta-feira (31), uma operação com objetivo de coibir a captura e repasse irregular de sinal de canais de TV fechada por aparelhos de IPTV, esquema de pirataria popularmente conhecido como “gatonet”. Denominada Operação Streaming, ela ocorre em Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré.

Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Em Sumaré, a busca ocorreu nos bairros Campo Belo e Jardim João Paulo II. Já em Santa Bárbara, o endereço que foi alvo dos agentes fica no bairro Mollon IV.

Segundo a PF, os três endereços estão relacionados a um mesmo investigado, que é o principal suspeito no caso de violação de direitos autorais. No caso do endereço de Santa Bárbara, o advogado William Oliveira afirmou que as pessoas que moram no local não têm relação com o caso.

“Vieram atrás de uma pessoa que não reside no imóvel, que hoje está sendo ocupado por outras pessoas, sem relação com os fatos. Mesmo assim apreenderam equipamentos eletrônicos, sem a presença de um perito oficial e de forma totalmente ilegal”, disse o advogado ao jornal O LIBERAL, que publicou esta notícia.

De acordo com a PF de Campinas, a investigação demonstrou que, por meio de um site, o investigado disponibilizava, sem a devida licença ou qualquer autorização dos titulares do direito de transmissão de sinal televisivo, uma assinatura de acesso a uma lista IPTV, pela qual é possível assistir a diversos canais de televisão.

A tecnologia IPTV é um método de transmissão de sinal de televisão via internet, que permite seu envio por meio de conversores eletrônicos, possibilitando ao usuário acessar o conteúdo de um canal de TV fechada por meio de um computador, smartphone, SmartTV, tablet ou TV Box. Se comprovada as denúncias, a pena prevista para este tipo de crime é de quatro anos, além de multa.

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo