Pirelli apresenta o Circuito Panamericano em Elias Fausto para o governador João Doria

A Pirelli apresentou ontem o Circuito Panamericano, o maior e mais moderno complexo multipistas de toda a América Latina, às autoridades do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura da Cidade de Elias Fausto, sede do novo circuito. Estiveram presentes o Governador do Estado de São Paulo, João Doria; o prefeito da cidade de Elias Fausto, Mauricio Baroni Bernardinetti; e o Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa. O evento contou também com as palavras do Vice-Presidente Executivo e CEO da Pirelli, Marco Tronchetti Provera, e do Embaixador da Itália em Brasília, Francesco Azzarello, por vídeo.

“A realização do Circuito Panamericano consolida nosso compromisso com o Brasil, onde estamos presentes desde 1929 e que representa uma área estratégica. Quero agradecer a todas as instituições que nos apoiaram neste projeto, que permite à Pirelli crescer ainda mais em um país no qual estamos profundamente enraizados e também por proporcionar o crescimento da economia local e nacional”, afirmou Marco Tronchetti Provera.

“A Itália e a comunidade ítalo-brasileira felicitam calorosamente a Pirelli por mais este investimento, um sinal de confiança em um país projetado para o futuro, que conta com uma importante presença de investidores e empresas italianas, tanto em termos qualitativos quanto quantitativos”, comentou o Embaixador Francesco Azzarello.

“A Pirelli é uma das 204 empresas solidárias do Estado que ajuda em vários projetos e iniciativas no âmbito da solidariedade, para compra de alimentos, assim como nas áreas da cultura e de esportes. Uma empresa generosa e cidadã, que há mais de 90 anos gera emprego, renda, oportunidade e tecnologia. Uma empresa transformadora e vibrante assim como é São Paulo”, afirmou o Governador João Doria.

Durante a visita, Cesar Alarcon, CEO e Vice-Presidente Executivo da Pirelli para a América do Sul mostrou à delegação as sete pistas que compõem o Circuito Panamericano, que é um verdadeiro complexo tecnológico polivalente. O novo Circuito, em funcionamento desde agosto de 2020, desempenha um papel fundamental nas fases de projeto e testes de novos produtos da Pirelli, por meio da troca de know-how tecnológico que caracteriza os 12 centros de P&D da empresa em todo o mundo. As pistas também podem ser utilizadas por parceiros para o desenvolvimento de automóveis e motocicletas, reduzindo o tempo de processo e impacto ambiental.

Além disso, o Circuito Panamericano já passou a receber iniciativas e experiências exclusivas – em parceria com a Pirelli – de outros protagonistas do mundo automotivo, como Track Days e apresentações de novos veículos para a imprensa.

Ao longo dos anos, o projeto envolveu um investimento total de aproximadamente R$ 90 milhões por parte da Pirelli, já incluídos nos planos industriais anunciados ao mercado. O Circuito Panamericano foi construído em um terreno de 1.650.000 m² e tem áreas construídas e pavimentadas de aproximadamente 205.000 m² com dependências modernas, auditório, salas de briefing e de reunião, boxes e sete pistas diferentes.

O Circuito Panamericano é o circuito mais recente à disposição para o departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli e contribui com os demais centros de P&D em todo o mundo, onde cerca de 2 mil pessoas trabalham no desenvolvimento de pneus. A inovação tecnológica tem papel fundamental na definição do modelo de negócios da empresa, que tem foco em produtos High Value. O valor tecnológico do Circuito Panamericano reflete o nível de inovação que caracteriza a Pirelli, uma empresa com mais de 110 anos de experiência no automobilismo, fornecedora exclusiva da Fórmula 1 desde 2011 e que escolheu a América Latina como o maior centro de P&D. No Circuito Panamericano, a Pirelli também quis expressar outros valores, começando pela atenção à sustentabilidade ambiental: o Circuito permite, por exemplo, o reaproveitamento total da água que passa pelo sistema de irrigação automático das pistas.

“Este complexo multipistas é motivo de orgulho para todo o mundo Pirelli. Estamos entusiasmados com o que nossa equipe local de P&D está fazendo para desenvolver a tecnologia e a segurança dos produtos Pirelli. Os pneus que hoje são desenvolvidos aqui estarão no mundo todo amanhã, oferecendo os mais elevados níveis de segurança, desempenho e inovação em um contexto de atenção constante à sustentabilidade”, declarou Cesar Alarcon.

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo