Prefeitos da região de Piracicaba querem voltar para fase laranja; Vitão é contra

Cerca de 20 Prefeitos e representantes de cidades que compõe o Departamento Regional de Saúde de Piracicaba, o DRS-X, se reuniram por videoconferência no começo da tarde desta segunda-feira, dia 1º, para pedir ao Governador do Estado que a região volte para a fase laranja do Plano SP. De acordo com esses Prefeitos, a maior preocupação é com o número de leitos de UTI e com os moradores de outras cidades que estão em fase laranja, que viajam para frequentar bares e restaurantes onde o Estado determinou fase amarela.

Os representantes querem ainda que o Governador João Dória (PSDB), abra mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva no Hospital Regional de Piracicaba. O Prefeito de Capivari, Vitão Riccomini (PSL), se posicionou contra a medida. Para o chefe do executivo, a cidade não pode ser penalizada com o retorno para uma fase mais restritiva. “Se o Governo do Estado entende que nossa cidade pode estar numa fase mais branda, com menos restrições, nós vamos seguir o Plano SP. Não podemos prejudicar os comerciantes e autônomos, que já pagaram a conta durante todo o ano passado”, afirmou.

Vitão reconhece a preocupação das cidades vizinhas, mas afirma que é preciso ter bom-senso. “Nós temos orientar os moradores e os comerciantes sobre o uso de máscara, distanciamento social e higiene das mãos, as principais medidas para evitar o contágio”, explica. Os Prefeitos da região devem providenciar uma ata da reunião desta segunda e encaminhar ao Governador do Estado ainda essa semana.

O Prefeito de Capivari também se pauta na decisão do STF, que determinou que o Ministério da Saúde repasse R$245 milhões por mês ao Estado – valor que deve ser usado para custear cerca de cinco mil leitos de UTI em todas as regiões.

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative seu Bloqueador de anúncios e ajude nosso site a se manter vivo