Prefeitura de Capivari envia PL para receber em doação o Casarão do Lembo

A Prefeitura de Capivari enviou para a Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira, dia 26, um projeto de lei para receber em doação o Casarão Lembo, que fica em frente à igreja Matriz, no Centro da cidade.

O prédio foi erguido na segunda metade do século XIX e foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado, o CONDEPHAAT, em 1975.

Continua após a Publicidade

O projeto arquitetônico é tradicional, construído no alinhamento do lote em esquina, com entrada lateral ao lado de um grande jardim. A sua planta é retangular, térrea, com porão baixo para ventilação. A cobertura apresenta um pequeno beiral, arrematado por cimalha e as janelas são de guilhotina de madeira e vidro.

A Casa do Barão de Almeida Lima, por ter sido tombada, é patrimônio cultural, segundo o que dispõe o artigo 216, IV, da Constituição Federal. Assim, para que referido imóvel passe a integrar os bens públicos municipais, é necessário a aprovação do projeto de lei.

De acordo com o Prefeito de Capivari, Vitão Riccomini (PSL), se aprovada a doação do imóvel, a Prefeitura restaurará o prédio. Vitão explica que o local pertence à cultura da cidade e merece ter o seu reconhecimento histórico. “Dom Pedro II despachou e dormiu por uma noite neste imóvel. Queremos fazer dele um ponto de cultura, alavancar o turismo, gerar empregos e contribuir com a economia”, explica.

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative seu Bloqueador de anúncios e ajude nosso site a se manter vivo