Prefeitura de Capivari envia PL para receber em doação o Casarão do Lembo

A Prefeitura de Capivari enviou para a Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira, dia 26, um projeto de lei para receber em doação o Casarão Lembo, que fica em frente à igreja Matriz, no Centro da cidade.

O prédio foi erguido na segunda metade do século XIX e foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado, o CONDEPHAAT, em 1975.

O projeto arquitetônico é tradicional, construído no alinhamento do lote em esquina, com entrada lateral ao lado de um grande jardim. A sua planta é retangular, térrea, com porão baixo para ventilação. A cobertura apresenta um pequeno beiral, arrematado por cimalha e as janelas são de guilhotina de madeira e vidro.

A Casa do Barão de Almeida Lima, por ter sido tombada, é patrimônio cultural, segundo o que dispõe o artigo 216, IV, da Constituição Federal. Assim, para que referido imóvel passe a integrar os bens públicos municipais, é necessário a aprovação do projeto de lei.

De acordo com o Prefeito de Capivari, Vitão Riccomini (PSL), se aprovada a doação do imóvel, a Prefeitura restaurará o prédio. Vitão explica que o local pertence à cultura da cidade e merece ter o seu reconhecimento histórico. “Dom Pedro II despachou e dormiu por uma noite neste imóvel. Queremos fazer dele um ponto de cultura, alavancar o turismo, gerar empregos e contribuir com a economia”, explica.

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo