Prefeitura de Capivari faz alerta sobre período de queimadas

A baixa umidade relativa do ar é um dos principais responsáveis pelo aumento dos focos de incêndio. Por isso, a Prefeitura de Capivari, através da Diretoria de Meio Ambiente, alerta a população sobre o período de estiagem e os riscos de incêndios. Além disso, as queimadas também devem ser evitadas, pois podem levar a doenças respiratórias.

Os problemas respiratórios, por si só, já pioram no período dos focos de incêndio, mas, em meio a Pandemia da Covid-19, é preciso alertar que a situação pode ficar ainda mais delicada, por isso se faz necessário reforçar o alerta para as pessoas que ainda tem como prática atear fogo em plantações e lixo.

Continua após a Publicidade

O Diretor de Meio Ambiente, Guilherme Pagotto, reforça o alerta sobre a prática ilegal de atear fogo em terrenos.

“Estamos em meio a uma Pandemia, onde a queimada que é ato criminoso, pode vir agravar a situação de idosos e também daqueles que tem problemas respiratórios ou crianças. Outro risco é o fogo próximo as residências, colocando assim, a vida dos moradores em risco”, explica Pagotto, que ainda reforça os possíveis danos para as árvores nativas e animais.

Operação Estiagem

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Capivari iniciaram no dia 1º de maio a Operação Estiagem de 2021. As ações de prevenção e combate a incêndios e orientação à população sobre a baixa umidade relativa do ar seguem até dia 30 de setembro, e são realizadas junto com a Operação Corta Fogo, do Governo do Estado.

Em caso incêndio, a população pode ligar para os telefones (19) 3492-3186 ou 199, da Defesa Civil, e também para Guarda Civil pelo 153 ou 3491-1311. Ressaltando que queimada é crime.

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative seu Bloqueador de anúncios e ajude nosso site a se manter vivo