Professor de Capivari realiza formação de iniciação científica no estado da Bahia

Estudantes e professores da rede estadual da Bahia participaram, nesta quinta-feira (27), do minicurso “Pesquisa e inovação: metodologias ativas para o desenvolvimento de projetos científicos na Educação Básica”, promovido pela Programa Ciência na Escola, iniciativa da Secretaria da Educação do Estado (SEC. A atividade de formação, realizada virtualmente, teve como objetivo fomentar e instrumentalizar os alunos que desenvolvem projetos de investigação científica nas escolas, ao todo foram 517 inscritos para a oficina.

O professor capivariano, Fabiano Zuin Antonio foi o responsável pela capacitação neste encontro, Zuin executa diversas ações em todo o Brasil, voltadas principalmente a formação de alunos e professores na iniciação científica, além de participar das comissões de organizações das feiras de ciências.  

A coordenadora do Programa Ciência na Escola, Patrícia Oliveira, falou sobre a importância do minicurso, especialmente para os estudantes que vão participar da 9ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), que está com as inscrições abertas até o dia 2 de julho, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), e será realizada, em formado virtual, de 25 a 29 de outubro. “A oficina foi bastante interativa e trouxe temas geradores relacionados à Ciência, de forma transversal e interdisciplinar. E a FECIBA é uma grande oportunidade para eles mostrarem as suas práticas desenvolvidas ao longo do ano”, disse a gestora.

O professor, Fabiano Zuin Antonio, falou sobre iniciação científica dentro de uma proposta voltada mais para as metodologias ativas, visando o aprimoramento na realização dos projetos de iniciação científica. “A ideia foi trazer insights e iniciativas que contribuam para que os estudantes desenvolvam melhor as suas práticas em sala de aula referentes aos seus projetos científicos”.

Empolgados, os estudantes falaram, no final do minicurso, sobre a atividade. “O minicurso foi uma experiência maravilhosa. Quero aproveitar para parabenizar os professores que nos orientam a realizar projetos que são muito úteis para a sociedade”, disse Maria Denise Sousa. E Fabrício Silva complementou: “Aprendi muito aqui nesta oficina, principalmente no quesito proatividade. Temos que sair da nossa zona de conforto para buscar sempre novidades interessante a todos”.

Sobre o Ciência na Escola – O programa Ciência na Escola fomenta a Educação Científica na Educação Básica, por meio de uma tecnologia educacional que possibilita o desenvolvimento profissional do professor e a formação do estudante crítico, criativo, autônomo e capaz de protagonizar o seu processo de aprendizagem, considerando os paradigmas emergentes, o território educador, a dialogicidade, o ensino e a pesquisa científica como referências para a consolidação de uma rede colaborativa na perspectiva de inovação educacional e tecnológica.

As próximas oficinas do professor Zuin estão agendadas ainda no estado da Bahia, e posteriormente no Amapá, Rio Grande do Sul e no estado do Pará.

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo