Quais as regras do benefício de vale refeição?

A proposta é que os trabalhadores possam fazer suas refeições em estabelecimentos conveniados, sem se preocupar em ter que prepará-las

(Crédito: divulgação)

O vale refeição é um benefício que é disponibilizado por várias empresas, com o objetivo de contemplar os profissionais com uma quantia adicional para acesso a produtos alimentícios.

A proposta é que os trabalhadores possam fazer suas refeições em estabelecimentos, sem se preocupar em ter que prepará-las. Entre os locais autorizados estão restaurantes, padarias, lanchonetes, entre outros.

A oferta desses benefícios é uma forma de potencializar a motivação dos funcionários no dia a dia do trabalho, fazendo com que eles se sintam acolhidos dentro da empresa e contemplados nas suas necessidades, impactando diretamente na performance deles dentro da empresa.

Qual a diferença entre o vale refeição e alimentação?

O vale refeição é um benefício destinado para o consumo diário de alimentos por parte do colaborador, ou seja, sua função é assistí-lo nos horários de almoço, lanche e jantar, conforme a sua jornada de trabalho.

Já o vale alimentação é direcionado para compra de produtos alimentícios em supermercados, mercearias, açougues, entre outros estabelecimentos, sendo muito usado para compras do mês por parte dos profissionais.

Outra diferença importante é que o VA não é aceito em restaurantes e lanchonetes, tendo seu uso restrito a apenas supermercados.

Já o VR pode ser usado em estabelecimentos supermercadistas, tendo em vista que muitos deles possuem espaços para comercialização de refeições diárias.

A empresa é obrigada a fornecer o vale refeição?

De acordo com o artigo 458 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), os vales refeição e alimentação não são considerados benefícios obrigatórios. Portanto, as empresas não são obrigadas a fornecê-lo.

Os dois dispositivos não se equiparam, por exemplo, ao vale transporte que trata-se de um direito e, portanto, as empresas precisam fornecê-lo ao colaborador.

Quando fornecido aos trabalhador ele pode ser descontado do salário? É possível haver sim esse abatimento, mas não existe um valor mínimo. O máximo permitido é de 20% de desconto.

Existe alguma forma do vale refeição ser obrigatório?

É possível sim, mas isso só ocorre mediante acordo ou convenção coletiva entre sindicatos que representam os profissionais de determinadas categorias funcionais e empregadores. A partir de um consenso desta natureza, é que o benefício é viabilizado.

Quais são as vantagens do vale refeição?

Confira alguns atributos que este benefício agrega na vida dos profissionais, impactando no bem-estar deles e no de suas famílias.

  • Aumento da produtividade;
  • Retenção de talentos;
  • Motivação dos colaboradores;
  • Redução de custos.

Importante destacar também que o benefício pode ser disponibilizado por meio do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), ação que viabiliza uma parceria entre Governo Federal e empresas para fornecimento de alimentos a profissionais, principalmente aqueles de baixa renda.

A adesão ao programa é voluntária, porém, ela viabiliza alguns benefícios como isenção de encargos sociais como contribuição previdenciária e tributação sobre o Fundo de Garantia sobre o Tempo de Serviço (FGTS) e dedução do Imposto de Renda.

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo