Rio das Pedras amplia corte de água: maior crise em 100 anos

A prefeitura de Rio das Pedras classifica a atual estiagem por “a maior crise de água dos últimos 100 anos”. A cidade toda está com um severo racionamento de água desde ontem (segunda-feira): o abastecimento fica interrompido por 24 horas e é retomado por 12 horas. A assessoria da gestão municipal alerta que as obras na represa do Bom Jesus, conhecida por tancão, são de ampliação da reservação de água, e não de aterramento para implantação de um loteamento, como vem sendo “ventilado”.

A situação de racionamento na cidade vizinha já em curso desde abril de 2021 e só vem se agravando. A atual crise hídrica “teve efeito avassalador nos reservatórios de Rio das Pedras”, informa a administração municipal. A grande aposta para solucionar o problema de falta d’água é a obra no tancão, que corre contra o tempo: caso chova, o trabalho de aprofundamento da represa paralisa.

PIRACICABA
Até a última sexta-feira (24), o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) não indicava um racionamento na cidade, mas alertou sobre o nível crítico em que se encontra o principal rio que abastece a cidade, o Corumbataí, e do Piracicaba. A vazão estava, respectivamente, 0,73 e 10,55 metros cúbicos por segundo – ambas foram classificadas pela autarquia de saneamento muito baixas em razão da estiagem.

Hoje (terça-feira), o Semae fará manutenção nas redes e estima que 25 bairros ficarão sem água entre 7h e 17h. Do Centro, no sentido Unileste, até o Taquaral e Santa Cecília compreende a região afetada pela interrupção do abastecimento.

Cristiane Bonin Jornal de Piracicaba

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo