Romã é boa para o fígado, inflamações e prevenção de câncer de próstata

Você já leu ou ouviu falar sobre os benefícios da romã? De alguns anos para hoje, são muitas as descobertas do quanto as frutas podem nos beneficiar no dia a dia, a Romã fruta, não fica de fora não. A folha, a raiz, o fruto, a casca, a semente e polpa desta fruta são aproveitáveis e saudáveis.

Tudo isso encontrado na Româ fruta, tem um benefício terapêutico, diversas nutricionistas , desde 2013 tem estudado a Romã e afirmam com convicção o quanto ela faz bem para o fígado, inflamações e prevenção de câncer de próstata.

O ácido elágico é o antioxidante em destaque da romã. A substância ajuda no combate às inflamações. O ácido elágico é bom para defesa e proteção contra doenças crônicas. Ajuda no rejuvenescimento celular e é bom para a pele.

Por dentro da fruta

A casca e o suco da romã têm uma boa ação estrogênica e são indicados para mulheres que estão com sintomas de menopausa. Outro destaque na Romã é que os antioxidantes presentes no fruto já mostraram ser eficazes contra danos neurológicos, no controle da úlcera, inflamações celulares e até para diminuir o colesterol.

De acordo com afirmações de profissionais de nutrição, as sementes da romã e o suco possuem muitos nutrientes: ferro, cálcio, vitamina C, magnésio, manganês e principalmente zinco – que ajuda muito na imunidade.

Ela ainda destaca o acido orgânico, os flavonoides, os antioxidantes, o ácido clorogênico, o ácido caféico, o ácido málico – que ajuda diminuir vontade de consumir doce – e o ácido cítrico, que é uma fonte de vitamina C para o organismo.

A romã também ajuda a aumentar os antioxidantes do fígado, principalmente a glutationa. Um chá das folhas e das flores da Romã é indicado para proteger o fígado, aumentar as defesas e eliminação das toxinas do órgão.

Mas vale lembrar que esta fruta ainda é importante na prevenção de câncer de próstata, por tanto, pode recomendar ao seu avô, pai, irmão, ou até mesmo um amigo, esta também é uma ótima forma de prevenir.

A romã

A Romã é o fruto oriundo da romãzeira, ela é mais comum no mediterrâneo oriental e médio oriente, lá é onde a polpa é usada para a preparação de aperitivos, sobremesa ou algumas vezes em bebida alcoólica. No meio da fruta romã, é tudo subdividido por finas películas, que formam pequenas sementes possuidoras de uma polpa comestível. Segundo o famoso Wikipédia, o seu nome científico é Punica granatum.

Cada porção de 100 gramas de Romã, possui 83 Calorias, já Gorduras Totais são  1,2 g, as Gorduras Saturadas ficam em 0,1 g, as Gorduras Poliinsaturadas são 0,1 g, Gorduras Monoinsaturadas 0,1 g, Colesterol 0 mg, Sódio 3 mg, Potássio 236 mg, Carboidratos 19 g, Fibra Alimentar 4 g, Açúcar 14 g, Proteínas 1,7 g, Vitamina A,           0 IU,Vitamina C, 10,2 mg, Cálcio 10 mg, Ferro 0,3 mg, Vitamina D, 0 IU, Vitamina B6, 0,1 mg, Cobalamina0 µg e Magnésio12 mg.

Romã Fruta, Romã
Imagem: Pixaby

A Romã fruta emagrece?

De acordo com os profissionais de nutrição, a romã aliada com uma boa alimentação e práticas saudáveis de esportes, sim, é possível emagrecer.

Gostou do nosso artigo? Em breve teremos mais.

Marcos Paulo Braggion

Marcos é jornalista, com Registro no Ministério do Trabalho nº43.092/SP, escreve e edita diversos temas no SeuJornal
Botão Voltar ao topo