Saiba por que é uma boa ideia parar de comer camarão

O camarão faz parte da alimentação de milhares de pessoas pelo mundo. Somente nos Estados Unidos, cada americano come, em média, 4 quilos de camarão por ano. O problema é que, por mais saboroso que esse crustáceo seja, o processo de industrialização dos camarões tem consequências ecológicas devastadoras.

As informações são do portal TreeHugger. Segundo o site, o camarão que vai para o seu prato pode sair do seu estado selvagem ou de um cativeiro. Mas nenhuma das opções é boa para o meio ambiente.

Carcinicultura é o nome da técnica de criação de camarões em viveiros. Segundo Jill Richardson, esse é mantido em tanques no litoral.

Na Índia, esses viveiros são preparados com doses altíssimas de produtos químicos, como ureia e diesel, conforme relata Taras Grescoe em seu livro Bottomfeeder: How to Eat Ethically in a World of Vanishing Seafood. Os camarões criados por lá recebem pesticidas, antibióticos e até soda cáustica.

Os produtores de camarão já destruíram 38% dos manguezais do mundo para criar esse tipo de viveiro. E o dano é permanente. Quando a produção termina, os manguezais não voltam a ser como antes, e o entorno vira um terreno baldio. Segundo um estudo feito pela Universidade de Yale (EUA), a carcinicultura tonou algumas áreas de Bangladesh inabitáveis, causando uma crise ecológica.

O camarão selvagem também não parecer ser uma boa opção. Richardson afirma que para pescar o crustáceo, os pescadores usam frequentemente traineiras de águas profundas. Esse método é conhecido como pesca de arrasto, pois as redes em forma de saco são puxadas a uma velocidade que permite que os peixes e crustáceos sejam retidos. 

Essa captura acidental inclui tubarões, arraias, estrelas do mar, tartarugas marinhas, entre outras espécies. Apesar de a pesca de arrasto representar apenas 2% do mercado mundial de camarão, é responsável ​​por mais de um terço das pescas acidentais do mundo. 

Além de seus predadores naturais, muitos de nós comemos camarão ocasionalmente, mas nós sabemos o que os camarões comem no oceano?

Camarões podem comer uma variedade de coisas, dependendo de seu estágio de crescimento e do ambiente em que vive.

Camarão são animais aquáticos pertencentes à classe dos crustáceos e à ordem Decapoda, à qual pertencem também as lagostas e os caranguejos.

CARACTERISTICAS

Encontrado em todo o mundo o camarão pode viver em quase todos os ambientes aquáticos do mundo. Existem milhares de espécies deles e adaptados a uma ampla gama de habitats. Eles podem ser encontrados no fundo do oceano, dentro de leitos de rios e quase em todo mundo aquático deste planeta.

Existem várias espécies de camarões que vivem em água doce e várias outras espécies que vivem em água salgada. A maioria dos camarões é encontrada no oceano ou no mar, além de que um quarto da sua população é encontrada em água doce.

Existem mais de 3000 espécies carideanas. O camarão cereja, camarão fantasma e camarão de salmoura são algumas das muitas espécies mais conhecidas que as pessoas mantêm em seus aquários de peixes. Se você quiser escolher uma espécie de camarão para criar no aquário, você pode escolher o camarão cereja. É um camarão de água doce muito bem adaptado ao aquarismo.

HÁBITOS ALIMENTARES

Os camarões são onívoros e consomem uma grande variedade de alimentos no oceano. Sua principal presa é algas, plâncton e partículas de plantas, mas o camarão adora comer peixes pequenos. A comida favorita do camarão é peixes minúsculos. Além disso, às vezes o camarão pode comer outros camarões.

A dieta de camarão é variada, pois são principalmente catadores oportunistas, comendo o que podem encontrar e pequeno o suficiente para caber em suas pequenas bocas. Camarão encontrado na natureza e camarão criado em aquários domésticos têm a mesma dieta básica de camarão.

O QUE O CAMARÃO COME NO OCEANO?

Algas: – Alga é o nome comum de um diversificado agrupamento polifilético de organismos fotossintéticos de plantas cujo ciclo de vida se completa geralmente em meio aquático de água doce ou salgada. É facilmente disponível em grande quantidade para o camarão comer.

Pequenos peixes: – Há muitos peixes pequenos e, em miniaturas na água. Esta é a dieta preferida dos camarões. Eles comem esses minúsculos peixes sempre que os encontram e existem tantas variedades desses pequenos peixes que muitas ainda não foram descobertas.

Plâncton – Organismos vivos sobre a água, os plânctons englobam seres fotossintetizantes e pequenos animais. Eles são muito pequenos e microscópicos e flutuam no mar ou em água doce.

Carcaça: – Carcaça é um cadáver de animais. Camarão come animais mortos que são animais muito maiores do que ele, como caracóis do mar, moluscos, peixes, lulas e baleias. Ao comer os animais mortos eles contribuem para o ecossistema de limpeza do oceano.

CARACTERISTICAS ALIMENTARES

Camarões desenvolvidos são necrófagos, rastejando no fundo do oceano, comendo matéria orgânica. Portanto, as dietas de camarão adulto dependem de onde o camarão está forrageando para encontrar alimento. Os camarões no oceano comem matéria vegetal, peixe morto, moluscos, caracóis e caranguejos, vermes e qualquer outra matéria orgânica em decomposição que encontrem.

Os camarões não procuram comida com os olhos, eles conseguem cheirar a comida com os muitos sensores localizados na cabeça.

Já os camarões de viveiro e aquário encontram alimento da mesma maneira, mas seus habitats não contêm todas as diferentes fontes de alimento que o camarão selvagem encontra. Camarões cultivados também são alimentados com ração para aumentar a ingestão de calorias e o seu conteúdo de proteína. Os camarões também são canibais e podem comer qualquer outro camarão menor que encontrem.

O QUE OS FILHOTES DE CAMARÃO COMEM

O camarão filhote e recém-nascido não pode morder grandes alimentos, por isso a alimentação esmagada é recomendada para eles. Quando o camarão jovem está nos primeiros estágios larvais, ele vai comer as pequenas coisas que encontra flutuando na água. O camarão mais jovem come principalmente algas e plâncton.

Se você é um criador de camarão em cativeiro, você pode alimentá-lo com os vários tipos de alimentos fabricados especificamente para o camarão filhote. Esta comida é facilmente disponível em lojas de animais de estimação. A disponibilidade do plâncton é geralmente menor no aquário em comparação com o oceano. A diferença na dieta é apenas o plâncton entre o camarão de criação e o camarão selvagem.

alimento para camarão filhote que está disponível no mercado é uma ração de camarão ornamental em pó que é rico em proteínas, contendo zooplâncton, vitaminas, minerais e ácidos graxos ômega 3. Tudo isso pode fornecer ao camarão jovem um crescimento saudável.

O QUE O CAMARÃO DE CRIAÇÃO COME

Se você deseja cuidar de um camarão em seu aquário de peixes ou talvez esteja pensando em criar camarões, então você tem que entender, que a dieta no oceano será diferente do que em um tanque de criação ou aquário.

O alimento preferido para camarão de água doce ou salgada não muda muito e fornecer uma variedade de microrganismos e uma excelente fonte de alimento para camarão. Se você deseja comodidade, pode adquirir comida pronta para camarão em uma loja de animais de estimação. Além disso, algas marrons e verdes são a melhor comida para o camarão. Camarão de criação pode comer uma variedade de alimentos, como, por exemplo:

  • Rações prontas de camarões;
  • Espinafre;
  • Brócolis;
  • Pera;
  • Alimentos em flocos;
  • Couve;
  • Pepinos;
  • Ervilhas verdes;
  • Cenouras;

camarão vai comer quase tudo o que você oferecer porque eles são comedores catadores. Você pode alimentá-los com uma dieta vegetariana misturada com proteínas, que fornecerá nutrientes para o desenvolvimento saudável. Quando você está alimentando-os com vegetais, certifique-se de oferecer alimentos orgânicos e cortá-los em pedaços pequenos. Além disso, é melhor se os legumes são cozidos primeiro. Além disso, existem muitos alimentos prontos para camarões disponíveis no mercado com os quais você pode fornecer. Esses alimentos são absolutamente saudáveis ​​para o crescimento dele.

ONDE OS CAMARÕES VIVEM

Os camarões vivem em águas doces e salgadas, vivem em lugares onde eles acham fácil encontrar comida, como em recifes, lama, nas areias das praias, cavernas, eles também vivem em águas frescas estagnadas, é muito raro encontrar ele em águas geladas como em regiões polares, as mais profundas elas caem nas águas São 5 metros.

Como o camarão ajuda a limpar a água?

Camarões fazem muito bem o trabalho de limpar a água e ajudam a preservar o ecossistema. Na água, há tantas pequenas partículas e outras coisas que poluem a água. Esses catadores escolhem cada pequeno material no fundo e limpam a água, digerindo os insetos e matérias orgânicos que estão poluindo a água.

Camarão como alimento

Ele é o crustáceo mais consumido há muito tempo. Existem milhares de espécies de camarão nas quais 20 espécies são mais saborosas e comestíveis.

O camarão é muito baixo em gordura total, que é de cerca de 1,5 gramas por porção. Isso é com quase nenhuma gordura saturada e isso é bom para as artérias. Contém gorduras omega-3 que são muito importantes para a saúde cardiovascular.

Ele é rico em iodo, cálcio e proteína, é uma dieta inteligente, contanto que seja apreciado com moderação. Pode ser bom para a saúde comido cozido, assado ou grelhado e não servido frito ou com muita manteiga.

PREDADORES DE CAMARÕES

Além dos seres humanos, o camarão é vítima de muitos predadores naturais, devido ao seu pequeno tamanho e grande abundância. Seus predadores são encontrados dentro e fora da água. Eles são caçados por peixes, crustáceos, como caranguejos , ouriços do mar, estrelas do mar, aves marinhas, baleias, golfinhos, tubarões e muitas outras espécies de animais.

Fonte: Revista Exame e Quecomem

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo