Saúde de Capivari passa a oferecer tratamento preventivo ao HIV


Mais uma boa notícia para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), em Capivari. Desde segunda-feira, dia 04, o Ambulatório de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), passa a oferecer o tratamento de preventivo ao HIV. O atendimento é para grupos com maior potencial de infecção como homossexuais, profissionais do sexo, pessoas transexuais e as que possuem parceiro soropositivo. Porém, outras pessoas também pode procurar o atendimento caso sintam necessidade.


Conhecido como PreP, Profilaxia Pré-exposição, o tratamento deve ser conciliado ao uso de preservativo, pois não previne outras doenças sexualmente transmissíveis ou gravidez. Esse é mais um serviço que o município passa a oferecer à população de Capivari, mas que também vai atender Rafard, Elias Fausto e Mombuca. O tratamento é composto por um comprimido que deve ser ingerido diariamente, todos os dias. A eficácia começa entre sete e 20 dias após o início do uso do PreP.


As pessoas que tiverem interesse em começar o tratamento, devem procurar o IST, na rua Bento Dias, 265, no Centro, de segunda a sexta, das 8h às 11h, com cartão SUS, documento com foto, CPF e carteira de vacinação. O paciente será atendido por uma equipe multidisciplinar, composta por médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social e farmacêutico, além de realizar uma série de exames para avaliar condições de saúde. Caso seja aprovado o tratamento, o paciente recebe um frasco com comprimidos para 30 dias, devendo retornar todo mês e passar por uma bateria de exames e avaliações.


Em Capivari, a maior incidência de contaminados por HIV está em pessoas entre 19 e 29 anos, de ambos os sexos. De acordo com a secretária da Saúde, Vládia Guimarães, o trabalho dos profissionais do ambulatório IST da cidade é diferenciado. “Eles fazem palestras, campanhas e desenvolvem o Fique Sabendo, que faz busca ativa através de testes rápidos. É uma equipe diferenciada, que está trazendo grandes resultados, inclusive com mais essa conquista, um tratamento preventivo muito importante”, comentou.

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo