Sentimento de valor: 2021 é o ano do cashback

Dinheiro de volta a cada transação garante autonomia e atrai o consumidor brasileiro; entenda

(Crédito: divulgação)

Continua após a Publicidade

Sem dúvidas, um dos grandes nomes do mercado financeiro nos últimos tempos tem sido o cashback. Nascido nos Estados Unidos, o termo que significa, literalmente, dinheiro de volta tomou conta das propagandas de diversos segmentos com  objetivo de atrair cada vez mais clientes. E tem dado certo.

O retorno de uma parte da compra realizada é o grande atrativo da vez. Muito mais do que descontos, o cliente procura por cashback que será retornado na fatura do cartão, em crédito para consumir novamente em determinada loja ou até mesmo mesmo em forma de dinheiro na conta corrente.

O fato é que, embora tenha começado com algo pequeno, em algumas lojas e sob algumas condições, hoje, o cashback já está em todos os lugares e pode ser obtido em qualquer compra ou pagamento, realizado com cartão de crédito ou débito, dependendo do banco e do tipo de cartão. Mas por que o cashback está tão em alta?

Benefício e autonomia do consumidor

O grande nome por trás do cashback é o sentimento de valor. Ter o dinheiro de volta e poder fazer o que quiser deste valor é o grande diferencial desta modalidade de atração de clientes. Além da sensação de pagar menos, o cliente ainda ganha autonomia com o seu próprio dinheiro, gerando também uma expectativa positiva para o retorno.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo portal E-Commerce Brasil, em 2019 o cashback aparecia como o segundo fator de atração para os consumidores brasileiros para comprar na Black Friday, atrás somente das promoções pelo menor preço, que comumente atrai a grande maioria das pessoas nesta data.

Na Black Friday 2020, a mais digital de todos os tempos devido a pandemia de Covid-19, as empresas chegaram a oferecer até 70% de cashback em algumas categorias de produtos, o que explica a grande expansão desta política de benefício ao consumidor.

A tendência é que o cashback ganhe ainda mais força em 2021, afinal, agrega valor ao uso do cartão de crédito, um dos principais meios de pagamentos utilizados por brasileiros no dia a dia. Portanto, vale ficar atento a essa crescente e aproveitar as oportunidades de economizar nas compras e, ainda, receber uma parte do valor pago de volta.

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative seu Bloqueador de anúncios e ajude nosso site a se manter vivo