Sinusite: tempo frio aumenta o número de casos

Algumas doenças surgem com mais facilidade quando o tempo começa a ficar mais frio. Entre os problemas típicos desta época do ano está a sinusite. Esta infecção inflamatória atinge a mucosa do nariz e os seios da face. Com isso, dificulta a comunicação entre essas fossas nasais e as demais cavidades existentes na região.

Em boa parte dos casos, o problema está relacionado com uma crise alérgica ou um resfriado mal curado. Isso porque essas situações favorecem a colonização de germes, obstruindo a respiração correta.

Orientação

Além da narina entupida, os sintomas característicos da sinusite são: corrimento nasal e dor de cabeça. É comum também a manifestação de febre. Em linhas gerais, a pessoa tem a sensação de que a cabeça está pesada. Já as crianças desenvolvem também episódios de tosse.

A presença de dois sintomas destes já pode configurar a sinusite. Mesmo com um diagnóstico simples, é muito importante consultar um médico para a análise correta. Isso porque esses sintomas também são característicos de diversas outras doenças.

Dependendo da análise do médico, é indicada a realização de alguns exames, como raios-X e tomografia computadorizada. Por isso, é muito importante consultar um profissional com o aparecimento dos sintomas, iniciando assim o tratamento mais indicado para o caso.

Fonte: Agencia Estado

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo