Sri Lanka deve ficar sem combustíveis nos próximos dias

O Sri Lanka deve ficar sem combustível nos próximos dias, levando o governo a fechar escolas na capital Colombo e ordenar que funcionários do governo trabalhem em casa, enquanto militares entregam fichas às pessoas que fazem fila para encher os tanques de seus veículos.

O país sofre sua pior crise econômica em sete décadas, com reservas cambiais em baixa recorde e a ilha de 22 milhões de habitantes lutando para pagar importações essenciais de alimentos, remédios e, mais criticamente, combustível.

Indústrias como as de vestuário, grande fonte de renda para o país do Oceano Índico, têm combustível para até 10 dias.

Transporte público, geração de energia e serviços médicos terão prioridade na distribuição de combustíveis, com alguns racionamentos para portos e aeroportos.

“Estou na fila há quatro dias, não dormi nem comi direito durante esse tempo”, disse o motorista de riquixá W.D. Shelton, 67, um dos que recebeu um token destinado a manter seu lugar na fila para quando o combustível estiver disponível.

“Não podemos ganhar, não podemos alimentar nossas famílias”, acrescentou Shelton, que era o 24º na fila de um posto de combustível no centro de Colombo, mas ficou por lá porque não tinha gasolina para o caminho até sua casa, que fica a 5 km de distância.

O governo está conversando com o Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre um possível resgate, mas muitas pessoas não podem esperar tanto. A marinha prendeu 54 pessoas ao largo da costa leste enquanto tentavam sair de barco, disse um porta-voz, além de 35 “barqueiros” detidos na semana passada.

O irmão mais velho do presidente Gotabaya Rajapaksa renunciou ao cargo de primeiro-ministro no mês passado, depois que confrontos entre manifestantes pró e antigoverno se transformaram em violência em todo o país, deixando nove mortos e cerca de 300 feridos. Uma escalada da escassez de combustível pode levar a uma nova onda de manifestações.

O líder da oposição, Sajith Premadasa, pediu que o governo renuncie.

“O país entrou em colapso completamente devido à escassez de combustível”, disse ele em um comunicado em vídeo. “O governo mentiu para as pessoas repetidamente e não tem planos de como seguir em frente”, concluiu.

Quedas de energia
O estoque de combustível do governo é de cerca de 9.000 toneladas de diesel e 6.000 toneladas de gasolina, disse o ministro da Energia no domingo (26), mas não há previsão de novos embarques.

A unidade local da Indian Oil Corporation disse à Reuters que tinha 22.000 toneladas de diesel e 7.500 toneladas de gasolina, e esperava outro embarque de 30.000 toneladas de gasolina e diesel combinados por volta de 13 de julho.

O Sri Lanka consome cerca de 5.000 toneladas de diesel e 3.000 toneladas de gasolina por dia apenas para atender às suas necessidades de transporte, disse o chefe do COI Lanka, Manoj Gupta, à Reuters.

Outros grandes consumidores são indústrias como empresas de vestuário e têxteis, cujas exportações aumentaram 30%, para US$ 482,7 milhões em maio, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (27).

“Temos combustível suficiente para os próximos sete a dez dias, então estamos administrando”, disse Yohan Lawrence, secretário-geral do Fórum Conjunto de Associações de Vestuário do Sri Lanka.

“Estamos observando e esperando para ver se chegam novos estoques de combustível e o que acontecerá nos próximos dias.”

O regulador de energia do Sri Lanka disse que o país estava usando seus últimos estoques de óleo de fornalha para operar várias usinas termelétricas e reduzir ao mínimo os cortes de energia, que aumentarão para três horas a partir de hoje.

“Esperamos manter os cortes de energia em três a quatro horas pelos próximos dois meses”, disse Janaka Ratnayake, presidente da Comissão de Serviços Públicos do Sri Lanka. “Mas, dada a situação do país, isso pode mudar.”

Ajuda financeira
O governo disse aos funcionários para trabalharem de casa até novo aviso, enquanto as escolas foram fechadas por uma semana na capital comercial de Colombo e arredores.

As filas de postos de combustível cresceram rapidamente desde a semana passada.

Uma equipe do FMI está visitando o Sri Lanka para conversar sobre um pacote de resgate de US$ 3 bilhões. O país espera chegar a um acordo em nível de equipe antes que a visita termine na quinta-feira, o que provavelmente não liberará fundos imediatos.

(Publicado por Lucas Schroeder)

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo