Usina Minigeradora Fotovoltaica da Sabesp é inaugurada em Elias Fausto

A Sabesp inaugura hoje (8) a Usina Minigeradora Fotovoltaica (UFV) do Programa de Geração Distribuída Energia Fotovoltaica da Sabesp.

Localizada em Elias Fausto, a Unidade de geração de energia solar tem capacidade de 1 megawatt (MW), com potencial de geração de 1,9 milhão de quilowatt-hora (kWh) ao ano, evitando a emissão de 161,34 tCO2/ano. Esse volume de energia elétrica é suficiente para abastecer 780 residências, o que corresponde a 20% das residências de Elias Fausto, cerca de 18 mil habitantes,  conforme estimativa do IBGE. A usina também amplia na Sabesp o uso da energia solar como fonte limpa e renovável.

Esse volume de energia produzida compensará créditos com consumo de eletricidade que a Sabesp utiliza em suas instalações operacionais de água e de esgoto, supridas em baixa tensão, em Elias Fausto e mais três municípios da região e na área de concessão da CPFL Paulista, assim como já ocorre com a energia elétrica produzida em Orindiúva.

Na prestação dos serviços de saneamento básico, o consumo de energia é extremamente relevante, principalmente nas estações de bombeamento de água e esgoto, representando uma das maiores despesas das empresas desse setor.
Essa energia, consumida a partir do Sistema Interligado Nacional, já tem cerca de 83% de origem em fontes renováveis.

A fim de amenizar o impacto desse elevado consumo de energia, uma das ações da Sabesp, de grande relevância para ampliação da energia renovável na sua matriz energética e diminuição da emissão de carbono e redução dos gastos, é o aproveitamento dos potenciais de geração de energia elétrica, seja nos projetos de energia fotovoltaica ou no aproveitamento do potencial hidráulico das Centrais de Geração Hídricas – CGHs. E ao investir nesses potenciais de geração de energia limpa e renovável, a SABESP se destaca em empregar o uso de inovação tecnológica, contribuir com a preservação do meio ambiente ao evitar a emissão de toneladas de CO2 na atmosfera e fortalecer sua imagem no mercado como empresa atuante em programas de sustentabilidade socioambiental.

Esse Programa prevê um investimentos de cerca de R$ 245 milhões financiados pelo BID Invest e já está em fase de implantação, com a maioria das usinas contratadas ou em contratação para implantação e início de operação até 2023.

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo