Vereadores aprovam PL que veda a contratação de condenados pela Lei Maria da Penha

De autoria do vereador Sandro Modas (PSDB), foi aprovado por unanimidade o projeto de lei nº 17/2021 que dispõe sobre a vedação de nomeação pela Administração Pública de Capivari – direta e indireta – de pessoas condenadas pela Lei Maria da Penha. A votação ocorreu na noite de segunda-feira, 22, durante a 39ª sessão ordinária da Câmara Municipal.

De acordo com o artigo 1º do projeto de lei, a vedação é válida para cargos efetivos e em comissão, abrangendo inclusive os cargos em conselhos tutelares e secretarias municipais, e inicia-se a partir da condenação em decisão transitada em julgado e perdura até que seja comprovado o cumprimento total da pena.

A partir dessa regulamentação, a idoneidade moral do candidato deverá ser atestada em ato prévio à posse, por meio de atestado de antecedentes criminais, certidões criminais e de execuções criminais expedidas pela Justiça Estadual e Federal, com expedição nos últimos domicílios do interessado dentro de 20 anos.

O objetivo do projeto de lei, segundo Sandro, é o de somar esforços ao combate à violência doméstica: “Infelizmente vemos que o número de casos de violência doméstica está aumentando a cada dia, inclusive em Capivari. Esse projeto de lei já foi aprovado em outras cidades e tem surtido bons resultados, que é o que esperamos que ocorra na nossa cidade também. Agradeço aos demais vereadores pelo apoio”.

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo