Vitão e Bruno Barnabé implantam Programa de Prevenção e Diagnóstico Oncológico – DION

O Prefeito de Capivari, Vitão Riccomini, e o vice-prefeito, Bruno Barnabé, anunciaram a criação de um Programa de Diagnóstico e Prevenção Oncológica – DION, na tarde desta quinta-feira, dia 04, no Gabinete do Poder Executivo. O programa vai funcionar através de um convênio entre a Secretaria de Saúde e a Santa Casa de Misericórdia.

De acordo com o Vitão, a proposta vai atuar em duas frentes: a capacitação dos profissionais da rede pública municipal, para a prevenção de câncer e o diagnóstico precoce da doença. “Com esse novo serviço na cidade, vamos conseguir adiantar o diagnóstico e encaminhar o paciente para tratamento com meses de antecedência, aumentando as chances de cura e, em muitos casos, proporcionando um tratamento menos agressivo”, afirma

O médico oncologista, Fabrício Colli Badino, foi contratado para atuar à frente do Programa. Membro da Sociedade Brasileira de Cancerologia, possui o título de especialista em Cirurgia Oncológica pela Associação Médica Brasileira, além de especialização em Cuidados Paliativos. Dr. Fabrício também atua como professor universitário na cidade de Indaiatuba.

Com essa novidade, a Secretaria de Saúde vai otimizar o fluxo interno de pacientes oncológicos no município. Além de implantar uma Central de Regulação Interna de possíveis casos oncológicos, que vai agilizar o encaminhamento dos pacientes para o Centro Referenciado de Tratamento no Governo do Estado. Tudo isso proporciona um tratamento mais humanizado e acolhedor aos pacientes. Os serviços do Programa DION são exclusivos para pacientes de Capivari.

O médico oncologista explica que o câncer tem quatro estágios, sendo o Estágio 1 o inicial, enquanto o Estágio 4 é o mais grave. “Quanto maior a demora para descobrir e tratar a doença, menor a chance de cura e sucesso do tratamento. O câncer descoberto no estágio clínico 1, tem 96% de chances de cura”, explica. Dr. Fabrício é o primeiro médico Oncologista a atuar na rede SUS do município e um dos poucos profissionais da região.

Vitão comemorou mais essa conquista para a cidade. “Estamos com um olhar diferenciado para a Saúde. Abrimos a UTI, entregamos um tomógrafo de última geração para a Santa Casa, além de um grande investimento previsto para o hospital até o final do ano, que vai de obras de infraestrutura até aquisição de equipamentos. Nós queremos cuidar das pessoas da melhor forma possível”, afirmou.

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo